O veto é exercido por qualquer membro permanente do chamado “P5” permitindo-lhes evitar a adoção de qualquer projeto “adicional” pelo Conselho. Qual a importância do “poder de veto” na ONU? Você considera o “poder de veto” democrático? Anote suas conclusões.
Respostas
O veto é importante para a consideração sobre o que realmente importa no que diz respeito à paz e ao desenvolvimento do planeta.
Sim, o poder de veto é considerado democrático. Na prática, isso significa que há o exercício da soberania de cada país membro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dessa forma, podemos compreender que a ONU zela pela população do planeta (com os Direitos Humanos) e respeita cada um dos países que fazem parte do referido conselho.
Cuide-se bem!
O poder de veto do P5 existe no Conselho de Segurança da ONU, dando a eles mais poder do que qualquer outro país.
O poder de veto garante que nenhum assunto será aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU sem que Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China aprovem. Por um lado, isso é importante porque garante que os projetos aprovados pelo Conselho são temas de consenso no mundo todo.
Mas o problema é que esse poder de veto não é democrático. Esses cinco países terão sempre mais poder do que todos os outros, indefinidamente: quando o sistema foi criado em 1945, fazia sentido dar esse poder à França e ao Reino Unido e não ao Japão ou Alemanha, por exemplo; mas hoje, embora sejam países mais fortes economicamente, Japão e Alemanha seguem sem poder algum no Conselho de Segurança.
Saiba mais sobre o Conselho de Segurança da ONU: https://brainly.com.br/tarefa/44502424