Respostas
Resposta:
Durante os primeiros anos de exploração do território brasileiro, os portugueses não se estabeleceram de forma fixa nas terras. Criando as feitorias, onde ocorria a troca do pau-brasil por quinquilharias, foi a principal atividade economia até os anos de 1530.
Depois disso, Martim Afonso de Sousa fundou a Vila de São Vicente onde foi estabelecido o primeiro engenho de açúcar bem sucedido o que levou a coroa a criar as capitanias hereditárias onde doavam essas terras para alguns nobres explora-las e administra-las. No começo apenas duas capitanias deram certo: São Vicente e Pernambuco.
Durante todo o período colonial, o principal produto da economia era o açúcar. Foi plantado em grande parte da costa em regiões como Pernambuco, Bahia (recôncavo baiano com a plantação de fumo), Maranhão, Rio de Janeiro e São Vicente. No Norte temos comércio das Drogas do Sertão que representavam a principal atividade econômica da região. No sudeste temos plantação de trigo, uva e uma expansão da pecuária que possibilitou as bandeiras.
Como fator importante temos a descoberta de Ouro em abundância na região de Minas Gerias em 1695 que representava também uma força na economia da colônia.
Explicação: