• Matéria: Sociologia
  • Autor: pedrohsilva63
  • Perguntado 6 anos atrás

1. "O crime passa a ser, então, a melhor forma de recuperação de certa igualdade humana (...) Só como transgressor da lei pode o apátrida ser protegido pela lei (...) pode tornar-se quase um cidadão completo graças a um pequeno roubo." (Hannah Arendt, Origens do Totalitarismo). A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre democracia e autoritarismo, marque a alternativa incorreta: *


A democracia se desenvolve no processo de construção das "regras do jogo", que garante a legitimidade do Poder expressa no Direito.

Hannah Arendt analisa a democracia sob o paradigma da forma desigual de existência. Esta autora considera que os seres humanos não são iguais. A igualdade surge da cidadania, do direito a ter direitos (iguais) e são princípios constitutivos da democracia. Assim, uma cidadania plena (uma democracia "integral") é ter condições concretas e cotidianas de exercício de seus direitos civis, políticos e sociais.

A Constituição de 1988 aprovou um conjunto muito amplo de direitos sociais (institucionalização formal), mas uma significativa parcela da população brasileira está marginalizada do processo econômico e excluída do processo político-social.

Em sua versão clássica inglesa, o liberalismo advoga a existência de um conjunto de direitos civis e políticos, o que veio a ser a tese das oligarquias nacionais. Estas promoveram uma série de fenômenos como o coronelismo, o clientelismo, ou seja, um Estado que prioriza a participação popular em detrimento da dominação elitista.

2. Sobre o conceito de Estado para os clássicos da Sociologia, marque a alternativa incorreta: *


Para Weber “o Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território”.

Para Marx, o Estado possui uma origem estruturada na desigualdade e no conflito de classes gerados pelo surgimento da propriedade privada, com a função de assegurar e conservar a dominação de uma classe (burguesia) e a exploração de outra classe (proletariado).

Para Durkheim, o Estado deve promover e proteger o indivíduo. Sua ação e a função social têm seus fundamentos na moral. Em síntese, tanto a ação (ou função social) do Estado em defesa dos indivíduos, quanto o funcionamento do sistema político, devem ser compreendidos a partir do fundamento moral e legal de cada sociedade.

Para os clássicos da sociologia, o Estado consiste em uma instituição sem importância para a organização de uma sociedade.

Respostas

respondido por: claudylainesouza123
14

Resposta:

1. D

2. D

Explicação:

1. Em sua versão clássica inglesa, o liberalismo advoga a existência de um conjunto de direitos civis e políticos, o que veio a ser a tese das oligarquias nacionais. Estas promoveram uma série de fenômenos como o coronelismo, o clientelismo, ou seja, um Estado que prioriza a participação popular em detrimento da dominação elitista.

2. Para os clássicos da sociologia, o Estado consiste em uma instituição sem importância para a organização de uma sociedade.

A questão pede para assinalar a alternativa incorreta, que diz o oposto da questão teórica principal, ou seja, a ideia de que o Estado consiste na principal instituição que possui a função de manter a ordem na sociedade, mesmo apresentando a sobreposição de uma classe sobre a outra.

Perguntas similares