URGENTE!! A extensão de marca pode ser uma ótima saída para a criação de um novo produto, mas também pode ser o motivo do fracasso dele no mercado. Analise o seguinte exemplo: a marca Colgate, de produtos de saúde bocal, decidiu expandir sua marca para produtos alimentares, mais especificamente comidas congeladas. Não precisamos dizer que a extensão não deu certo, e que a linha de alimentos congelados Colgate saiu do mercado rapidamente. Apesar da grande marca que é a Colgate, este fato não garantiu o sucesso de sua extensão. Analise o caso pelas três perguntas apresentadas por Aaker (2012). O que aconteceu para que a extensão descrita fosse um fracasso?
Respostas
Resposta:
poderia me enviar as perguntas aaker?
Explicação:
1. a empresa atuava em área diferente da nova que passou atuar não tendo credibilidade e conhecimento na área de alimentos. a crainacao de uma marca em área distinta de atuação pode ser extremamente complicado para se posicionar no mercado competitivo.
Resposta:
A marca se ajusta ao contexto e à proposta do novo produto? A marca agrega valor ao novo bem? A extensão melhorará a imagem da marca-mãe?
Claramente vemos que esta extensão de marca é respondida com negação às três perguntas de AaKer. O novo produto não se ajusta ao contexto e proposta da marca, assim como também não conseguiria agregar valor ou melhorar a imagem da marca-mãe.
Explicação:
Por atuar em uma área completamente diferente, os clientes naturalmente associaram a marca de creme dental com a comida, levando a crer que o novo produto teria o sabor de pasta de dente.