Três resistores estão em serie e valem 5 ômega, 3 ômega e 2 ômega. A tensão total é 200 volts. Calcule: A.) Resistencia equivalente B.) Corrente Elétrica C.) Tensão em cada resistor D.) Potência em Cada resistor 2.) Dois resistores de 10 ômega e 6 ômega
Respostas
Para facilitar o entendimento do exercício, considere o desenho anexado.
Obs.: O exercício 2 está incompleto.
a)
A resistência equivalente (Req) de uma associação de resistores em série é dada pela soma das resistências individuais, logo:
b)
Utilizando-se a relação entre diferença de potencial, corrente e resistência dada pela 1ª Lei de Ohm e, portanto, assumindo-se que os resistores sejam ôhmicos, temos:
c)
Para uma associação em série, a corrente se manterá constante, não se "divide", ou seja, os três resistores, que estão em série, são percorridos pela mesma corrente, neste caso, a corrente i=20A do circuito.
Assim, utilizando novamente a conclusão da 1ª Lei de Ohm, temos:
Perceba que a soma das diferenças de potencial de cada resistor resulta na diferença de tensão total do circuito (200 V). Isto demonstra que há a conservação de energia (circuito ideal).
d)
A potencia é dada pelo produto entre a corrente que atravessa o elemento a diferença de potencial entre seus terminais:
Vamos calcular então a potencia que foi dissipada em cada resistor.
Perceba que poderíamos ainda ter utilizado outra relação, caso não tivéssemos ainda a ddp de cada resistor:
Novamente, podemos demonstrar que há a conservação da energia, já que a potencia fornecida pela fonte de energia deve ser igual a soma das potencias dissipadas por cada resistor: