Respostas
Resposta:
O bioma, de acordo com o IBGE, pode ser definido como o conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais (clima, relevo, características geológicas) parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.
É comum vermos em livros e materiais didáticos a adoção do conceito de bioma como sendo sinônimo de ecossistema. Contudo, diferentemente do ecossistema, que leva em consideração as interações entre os seus elementos, a classificação de bioma engloba essencialmente as características da vegetação, da fauna e do ambiente em que estão inseridas.
Como a classificação em bioma leva em consideração as características das formas de vida e do ambiente, um bioma, na maioria das vezes, ocupa grandes extensões do espaço geográfico e inclui diversos ecossistemas. Um exemplo disso é a Mata Atlântica, a floresta tropical do Brasil, que ocupa uma grande extensão de terra na faixa litorânea do país, indo do Piauí ao Rio grande do Sul, e agrega vários ecossistemas, como a Mata de Araucária, os campos de altitude, as restingas e os manguezais.
Atualmente existem diferentes classificações de biomas. A maioria delas classifica-os em: Biomas aquáticos e Biomas Terrestres. Os biomas aquáticos são formados pelos diversos ecossistemas localizados nos rios, mares e oceanos e subdividem-se em: bioma marinho, formado pelos ecossistemas adaptados à água salgada, e o bioma de água doce, constituído pelos ecossistemas localizados nas bacias hidrográficas no interior do continente, em rios e lagos. Já os Biomas Terrestres correspondem originalmente a cerca de 30% da biosfera e são classificados de acordo com as características do ambiente (clima, relevo, tipos de solo), da fauna e, principalmente, do tipo de vegetação.
Explicação: