1) Levando em conta os aparelhos elétricos mais utiliza-
dos em sua residência, como você pode perceber os
equipamentos que consomem mais energia e os equi-
pamentos que consomem menos energia?
2) No Brasil, nos últimos anos, podemos encontrar três
tipos comuns de lâmpada destinados a iluminação: as
lâmpadas incandescentes, as lâmpadas fluorescentes
e as lâmpadas de LED. Hoje, a tendência é utilizar as
lâmpadas de LED nas nossas residências pela economia
de energia elétrica. Pesquise sobre a eficiência ener-
gética de cada um desses tipos de lâmpadas e discuta
com seus colegas sobre a lâmpada mais econômica e a
lâmpada menos econômica.
PRECISO DO CÁLCULO TB!!!!
Respostas
Resposta:
Por muitos anos as lâmpadas incandescentes foram as mais utilizadas nas residências brasileiras. Mas por conta da sua baixa eficiência energética foram retiradas das prateleiras.
Para substituí-las, as lâmpadas de LED e as fluorescentes chegaram no mercado com diferenciais energéticos tangentes.
Lâmpadas incandescentes:
Quando o interruptor é acionado, a corrente elétrica entra no sistema através de duas gotas de solda de prata na parte inferior do bocal.
Em seguida, percorre fios de cobre que estão firmemente fixados dentro de um bulbo de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre, estende-se outro fio muito fino e espiralado, o filamento de tugstênio.
Quando a corrente passa, o filamento esquenta e incandesce liberando energia que se transforma em calor (95%) e em luz (5%).
Lâmpadas Fluorescentes:
E as lâmpadas fluorescentes têm uma maior eficiência quando comparadas às incandescentes. Ela oferece uma melhor relação entre o fluxo luminoso e a potência. Durando cerca de 6 vezes mais, podendo chegar até 10.000 horas.
É muito mais econômica- cerca de 80%- porque consome 5 vezes menos energia para um resultado igual de fluxo luminoso.
-Lâmpadas de LED:
As lâmpadas de LED foram uma revolução do mercado, as pessoas contestaram o seu preço no início, mas o custo-benefício da lâmpada era tangente.
Sua vida útil é de 20.000 a 50.000 horas. E a sua eficiência energética alta chamava atenção. A lâmpada produz mais luz por menos consumo. A quantidade de minicandelas geradas pela potência é cada vez maior, o que assegura um melhor desempenho se comparado às lâmpadas fluorescentes.
As lâmpadas de LED ainda apresentam um diferencial a mais: são ecologicamente corretas! Não se utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza na sua fabricação.
O acender e o apagar não comprometem a vida útil do LED, ao contrário do que acontece com as lâmpadas incandescentes.
E as lâmpadas de LED não emitem calor, já as lâmpadas incandescentes transformam 95% da energia captada em calor e apenas 5% em luz.
É preciso analisar muito mais que apenas o custo do produto. As lâmpadas incandescentes deixaram de ser produzidas mas não deixaram de ser utilizadas.
O alto custo da LED é compensado pela sua grande durabilidade e economia de energia, o custo benefício é muito mais que apenas o custo real do produto. A economia que você terá a longo prazo será muito maior.
Explicação:
Faça um breve resumo sobre o conteúdo que esta escrito logo acima. Espero ter ajudado.