E – E os negros que foram escravizados para trabalharam nas grandes proprietários de terra , na América Portuguesa ( Brasil) , que cultivavam a cana de açúcar para a exportação. Como era as condições de vida dos negros escravizados nos engenhos? Como eles resistiram a essa dominação? E hoje ainda há resquício do racismo?
Respostas
Resposta:
●No engenho, os negros viviam de uma forma constrangedora e humilhante. Dormiam dentro das senzalas. Nem bem clareava o dia, o feitor já estava na frente da senzala esperando os escravos para leva-los ao local de trabalho. Os escravos que trabalhavam na Casa-grande, dormiam lá mesmo, em cubículos, nos porões.
●Entre as diferentes formas de resistência dos escravos podem ser mencionadas as fugas coletivas, ou individuais, as revoltas contra feitores e seus senhores (que poderia ou não ter o assassinato desses), a recusa em trabalhar, a execução do trabalho de maneira inadequada, criação de quilombos e mocambos, etc.
●Sim. Em pleno século XXI a questão do racismo ainda é um ponto forte em discussões por todo o mundo. O decreto que aboliu a escravidão foi o início do trajeto contra o racismo que ainda hoje vêm sendo percorrido.
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos.