RELATE O QUE FOI A CONJURAÇÃO MINEIRA, E AINDA RESSALTE CAUSAS, EFEITOS, CARACTERÍSTICAS E DESFECHO DESTE MOVIMENTO. NÃO ESQUEÇA DE CITAR OS ENVOLVIDOS. SOCORRO E SEMANA DE PROVA ME AJUDEM PFVVR . não é geografia tá e por que me enganei
Respostas
Resposta:
Oi, espero te ajudar:)
CAUSAS: Na região de Minas Gerais, os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar ao governo português, o quinto, que era vinte por cento de todo ouro encontrado Aqueles que
não pagavam sofriam duras penas. Assim, foi decretado a Derrama, onde cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a meta não era cumprida, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.
Tudo isso gerou muita insatisfação na população, especialmente, nos fazendeiros e nos proprietários das minas.
Então, cada vez mais, ideias revolucionárias foram ganhando fama pelos que questionavam
o governo e defendiam a liberdade do povo.
ALGUNS DOS OBJETIVOS:
* Romper com Portugal e adotar um regime republicano;
* Criar indústrias;
* Fundar uma universidade em Vila Rica;
* Acabar com o monopólio comercial português;
Os inconfidentes, como eram chamados, defendiam essas coisas que foram citadas. A grande maioria eram grandes proprietários, mineradores, padres e letrados.
ALGUNS DELES FORAM:
* Cláudio Manuel da Costa
* Tomás Antônio Gonzaga
* Francisco de Paula Freire
E, o mais popular entre eles:
* Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
DESFECHO: Os planos dos inconfidentes foram frustrados porque três participantes da conspiração procuraram o governador, Visconde de Barbacena, para delatar o movimento.
Tiradentes, que viajava para o RJ, foi preso naquela lá em 10 de maio de 1789.
Todos os participantes foram perdoados ou condenados ao degredo. Somente Tiradentes foi condenado à morte e executado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Após o cumprimento da sentença, o corpo foi esquartejado e ficou exposto à execração pública.