A pioneira em trazer imagens de Júpiter à Terra foi a Voyager 1. Lançada em 1977, tem importância científica e histórica. Descobriu os anéis dos demais planetas gasosos, além de Saturno, que são Júpiter, Urano e Netuno, e estudou o Sistema Solar externo pela primeira vez.
O texto acima faz referência a: naves espaciais
satélites espaciais
sondas espaciais
Telescópios espaciais qual?
Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado
Explicação:
Voyager 1 é uma sonda espacial norte-americana lançada ao espaço em 5 de setembro de 1977 para estudar Júpiter e Saturno prosseguindo e posteriormente para o espaço interestelar. Em 9 de setembro de 2020, a sonda somou 43 anos e 4 dias em operação, recebendo comandos de rotina e transmitindo dados para a Terra. A sonda foi a primeira a entrar no espaço interestelar, informação oficialmente confirmada pela NASA no dia 12 de setembro de 2013.[1]
Inserida no programa Voyager, que previa o desenvolvimento de duas sondas de exploração interplanetária (Voyager 1 e 2), ela tinha como objetivo a realização de um "Grand Tour" espacial, aproveitando o posicionamento favorável dos gigantes gasosos do Sistema Solar. Originalmente, o Grand Tour foi desenhado para permitir visitas a apenas Júpiter e Saturno. Porém, a sonda Voyager 2 teve sua missão estendida e visitou Urano e Netuno. A missão inicial e primária da Voyager 1 encerrou-se em 20 de novembro de 1980 após seu encontro com o sistema joviano em 1979 e o sistema saturniano em 1980.