• Matéria: História
  • Autor: ketleylavinia
  • Perguntado 6 anos atrás

O Rio de Janeiro já nasceu cidade e sede de capitania, mesmo sendo apenas um povoado... Daí a virar capital do Brasil foi um pulo. Por simples ato real de nomeação o Rio roubava de Salvador o papel que lhe coubera por mais de 200 anos... Eis que o Rio de Janeiro era a capital de uma monarquia Europeia.” Sobre a transferência da capital do Brasil assinale a alternativa INCORRETA: * 6 pontos a) o Rio de Janeiro substituiu Lisboa como cabeça do império português. b) D. João e sua Corte estabeleceram uma aliança com a elite de São Paulo e do Rio de Janeiro, essa aliança se deu por meio de negócios e casamentos. c) D. João foi responsável por importantes realizações na cidade do Rio de Janeiro: imprensa, Banco do Brasil, Jardim Botânico, Academia Militar e da Marinha, Biblioteca Nacional, Museu e Universidade. d) enraizado no Rio de Janeiro e interessado em permanecer D. João elevou o Brasil a Reino Independente de Portugal. e) o Rio de Janeiro recebeu diversificados grupos de pessoas para as embaixadas, comerciantes, artistas e embarcações estrangeiras, além de ricaços do interior e de outras capitanias que desejavam viver mais próximos do rei.

Respostas

respondido por: mspiccoli5
3

Resposta:

d) enraizado no Rio de Janeiro e interessado em permanecer D. João elevou o Brasil a Reino Independente de Portugal.

Explicação:

Na época da vinda da família real para o Brasil em 1808, a colônia foi elevada para Reino de Portugal e Algarve e não como um reino independênte.

A independencia viria sómente 14 anos depois com a volta de Dom João VI para Portugal e Dom Pedro I estabelecendo a Independência em 1822.

Perguntas similares