Indicadores sociais (IDH e Índice de Gini): Definição e características. Como são formulados? Quais as vantagens e desvantagens do uso de cada um?
Respostas
São formulados pela mente humana, que por algum motivo acredita que deve categorizar tudo o que lhes é mostrado, e colocá-los em um padrão para analise, só para depois decidir o que está fora desse auto declamado padrão, dessa maneira criando mais exceções a um padrão falho ao invés de admitir a falha humana ao procurar sentido onde não o há, e as vantagens e desvantagens se devem a esse fato. Mas enfim...
Eu acredito que essa não seja a resposta que seu professor (a/e) procura, então irei dar o que a tua pessoa veio até aqui buscar:
O IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) é uma maneira de medir o grau de desenvolvimento de uma sociedade a partir de algumas variáveis como: saúde, educação e renda, a partir de pesquisas. Enquanto o Índice de Gini é um instrumento matemático utilizado para medir a desigualdade social de um determinado país. A principal vantagem do índice de Gini é a sua capacidade de mensurar a distribuição de renda, não cedendo às limitações de outros dados, enquanto sua principal desvantagem é fato de ele mostrar a desigualdade de renda em termos estáticos, sem dar ênfase na oportunidade ou no potencial que um local possui em se tornar mais ou menos desigual a curto e longo prazo. Já o IDH está em vantagem pois é muito mais complexo que os outros índices, abrangendo vários aspectos diferentes.
Desculpa pelo surto no inicio, e espero ter ajudado :)