A maioria das relações estabelecidas nas empresas que formam a estrutura de um canal de distribuição costumam ser complexas. Em geral, os fornecedores e os distribuidores costumam estabelecer parcerias ao garantirem a disponibilização de bens e serviços. Há uma espécie de consenso de que cada uma das partes envolvidas no processo busque disponibilizar a mercadoria para o consumidor final. Nesse sentido, esses membros dos canais de marketing buscam fazer uma negociação transparente, na qual ambos consigam ter ganhos. Para esse bom relacionamento muitas organizações, de diversos segmentos recorrem ao estabelecimento de alianças estratégicas. Com base no conteúdo sobre alianças estratégicas evidenciados na disciplina, desenvolva um texto argumentativo entre 10 e 20 linhas contemplando os seguintes aspectos: 1) Conceitue o que é aliança estratégica; 2) Descreva com suas palavras as vantagens de participar de uma rede estratégica; 3) Busque e descreva um exemplo de aliança estratégica que envolva um canal de distribuição no varejo.
Respostas
Uma aliança estratégica trata-se da união de duas ou mais empresas com a finalidade de atingir um objetivo que possuem em comum. Estas empresas podem unir-se de diversos modos, e o vínculo pode ter um tempo pré estabelecido ou ser permanente.
Uma das principais vantagens desse tipo de união é o compartilhamento de recursos, além disso, as empresas em conjunto agregam seus respectivos valores ao produto final, chegando até mesmo a melhorar o acesso ao mercado.
Um exemplo conhecido da manobra de rede estratégica foi a junção entre a Sadia e Refinações de Milho Brasil uniram-se numa aliança estratégica para o lançamento da margarina Mazzola. A Sadia possuía a expertise sobre a produção e distribuição das margarinas, enquanto a Refinações possuía uma marca forte. Neste caso, a melhor opção para ambas era a adoção de uma aliança estratégica.
Espero ter ajudado, bons estudos.