Respostas
Resposta:
Em 2008 a União Européia era a potência mundial, com uma das moedas mais fortes do planeta, superando o dólar, além de exportações quatro vezes mais rentáveis que as dos Estados Unidos. O PIB europeu já superou em 0,8 trilhões de dólares os 12,9 pertencentes aos norte-americanos (dados de 2005). Com a crise imobiliária nos EUA, a tendência é que o bloco europeu fortaleça ainda mais os valores das ações de suas empresas.
Porém, todo crescimento gera conseqüências. O problema da União Européia está ligada à sua ideologia política e seus conflitos de soberania nacional. Como a maioria das medidas deve ser tomada por unanimidade, o bloco sofre para tentar satisfazer aos interesses de cada um dos 27 países participantes. Encontrar um consenso em meio a tantas opiniões divergentes realmente não é fácil.
Na concepção europeia, o restante do mundo se limita a um “canteiro” de exploração econômica, ambiental e social, mão de obra e mercado consumidor. As grandes metrópoles ocidentais europeias apresentam obras com grande quantidade de ouro e prata, adquiridas a custa do trabalho de escravos e nativos provenientes da exploração das colônias, hoje existe uma grande fortuna em pedras preciosas guardadas em instituições financeiras.
Atualmente a União Europeia representa uma ofensiva contra a hegemonia norte-americana que dura desde o declínio do socialismo liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas no qual era a única a fazer frente aos EUA.