• Matéria: Artes
  • Autor: goncalvesrafael047
  • Perguntado 6 anos atrás

2 — UEPB (2013) “A arte mineira caracterizou-se pelo estilo barroco que esteve em voga na Europa até

princípios do século XVIII.” (José Alves de Freitas Neto e Célio Ricardo Tasinafo. História Geral e do

Brasil. HARBRA. p. 325).

Sobre o barroco é correto afirmar:

a) Como forma única de expressão, as imagens barrocas são uniformes e regulares, conforme o

pensamento religioso católico.

b) O barroco expressava o racionalismo da época moderna, condenando as expressões metafísi-

cas e o sentimento religioso.

c) Era um estilo intimamente ligado à Contra Reforma, pois expressava os fundamentos da devo-

ção religiosa por meio de construções, esculturas e iconografias que enalteciam os princípios

da fé católica.

d) O Barroco esteve intimamente ligado ao protestantismo, condenando as iconografias e dando

ênfase apenas ao estilo arquitetônico.

e) O Barroco mineiro desenvolveu características universais evitando as especificidades e o

regionalismo.

3 — UFES (2004) - As alternativas abaixo apresentam fatos relacionados ao barroco mineiro, desen-

volvido no decorrer do século XVIII. Assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As peculiaridades do culto católico encontraram sua expressão maior nas artes plásticas, na

música e na arquitetura de inspiração barroca.

b) O Barroco renovou a arquitetura das igrejas mineiras, buscando maior originalidade e preocu-

pando-se com a ornamentação interior.

c) A riqueza aurífera das áreas mineradoras dificultou a expansão da arte barroca, principalmen-

te a construção de igrejas.

d) Nas obras de Aleijadinho, encontram-se anjos e santos com traços mulatos, caracterizando

uma adaptação dos modelos tradicionais europeus à realidade local.

e) A arte religiosa mineira expressava o fervor da população que, com donativos, contribuiu para

a construção de igrejas.

4 — UNICAMP (2011) - A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553),

dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras.

Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era

criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas

das artes em Minas Gerais.

(Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais

inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Júnia Furtado (org.). Sons, formas, cores e

movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.)

Considerando as informações do enunciado acima, a arte colonial mineira pode ser definida como:

a) Renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resga-

tando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.

b) Barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas

confrarias e criada pelos artífices locais.

c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financia-

dos pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.

d) Popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos

pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.

Respostas

respondido por: AnaClaraAcipreste
390

Resposta:

2- c) Era um estilo intimamente ligado à Contra Reforma, pois expressava os fundamentos da devoção religiosa por meio de construções, esculturas e iconografias que enalteciam os princípios  da fé católica.

3- c) A riqueza aurífera das áreas mineradoras dificultou a expansão da arte barroca, principalmente a construção de igrejas.

4- b) Barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.

Explicação:

2- Podemos estabelecer uma relação entre o Barroco e a Contrarreforma, partindo do princípio que a Contrarreforma Católica foi um movimento para buscar novos fiéis e driblar a perda de cristãos para a Reforma Protestante, ocorrida na Europa.

3- A riqueza aurífera das áreas mineradoras FACILITOU, e não dificultou, a expansão da arte barroca, principalmente a construção de igrejas.

4- a resposta está na na 2 também.


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leovargass: Eae man, de boa? tá sumido
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danilomendeskn: aô Tchê tchê tchê
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respondido por: LarissaMoura3
0

2 –  Sobre o barroco, a afirmativa correta é a c) Era um estilo intimamente ligado à Contra Reforma, pois expressava os fundamentos da devoção religiosa por meio de construções, esculturas e iconografias que enalteciam os princípios da fé católica.

O barroco é um estilo artístico de pintura, arquitetura, literatura e música surgidos no final do Renascimento. O estilo barroco foi marcado por manifestar uma enorme ostentação e extravagância. Até hoje existem grandes e famosas obras desse período nas cidades italianas e brasileiras.

O barroco utilizava muito mais a dramaticidade, assim como, a emoção, se compararmos com o renascimento que usava mais a racionalidade.

O barroco italiano foi a primeira manifestação dessa arte, que se espalhou rapidamente pela Europa. E o barroco brasileiro foi inspirado no barroco português.

3 – Sobre o barroco mineiro, temos que alternativa incorreta é a: c) A riqueza aurífera das áreas mineradoras dificultou a expansão da arte barroca, principalmente a construção de igrejas.

A partir da descoberta de ouro na região mineradora de Minas Gerais, a coroa portuguesa determinou a proibição de ordens religiosas se estabelecerem no local, visando impedir a sonegação de impostos.  

Dessa forma, a população se organizou em ordens religiosas leigas e passaram a construir sua própria igreja, como um espaço de autonomia e mobilidade social. Para a projeção e decoração das mesmas, muitas vezes, convidavam a artífice Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Sendo assim, o barroco mineiro do século XVII se caracterizava pelas obras de Aleijadinho, que apresentavam anjos e santos.

4 – Sobre a arte colonial mineira, temos que a afirmativa correta é b) Barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.

A arte colonial mineira tinha como influência as ideias defendidas pelo Concílio de Trento, que destacava o catolicismo reformado. O Concílio de Trento consistiu em uma reunião da alta cúpula da Igreja Católica que aconteceu entre os anos de 1545 a 1563, na cidade italiana de Trento.

Ao considerar as decisões tomadas pelo Concílio de Trento, temos que a condenação veda de indulgências foi responsável por realizar a reavaliação, no contexto da Igreja Católica, das diversas questões criticadas pelos protestantes.

E a confirmação do princípio da salvação pelas obras e também pela fé serviram como importante reafirmação do pensamento católico da Idade Medieval, outro fato comprovatório foram a realização de culto aos santos e à Virgem Maria.

Saiba mais sobre o barroco em: brainly.com.br/tarefa/413570

Saiba mais sobre o barroco mineiro em: https://brainly.com.br/tarefa/14503845

Saiba mais sobre a arte colonial mineira em: https://brainly.com.br/tarefa/26060282

Bons estudos!

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