Respostas
Resposta:
Introdução
É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo.
Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.
Deve-se evitar em uma introdução
°Iniciar uma ideia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de ideias totalmente diferentes);
°Usar chavões;
°Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título;
°Desviar do assunto principal;
°Escrever em períodos muito longos;
°Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.
Desenvolvimento
É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico, argumentação de prova concreta e argumentação de competência linguística.
Deve-se evitar em um desenvolvimento
°Repetições;
°Escrever pormenorizando;
°Exemplos extremamente excessivos;
°Usar de exemplos fracos e fora do contexto.
Conclusão
É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas.
Na conclusão, as ideias tratadas no texto propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão.
Deve-se evitar em uma conclusão
°O principal defeito: não conseguir finalizar;
°Evitar as expressões “em resumo”, “concluindo”, “terminando”.