Questão 01. A pesquisadora Rosane Borges explica como o conceito de necropolítica se relaciona com racismo: "A gente vê hoje um Estado que adota a política da morte, o uso ilegítimo da força, o extermí- nio, a política de inimizade. Que faz a divisão entre amigo e inimigo. É o que a gente vê, por exem- plo, nas favelas, nas periferias das grandes cidades brasileiras, nos rincões do país. Nossa polícia substitui o capitão do mato". Você concorda com a pesquisadora que a Necropolítica está relacionada com o racismo? Explique com as suas próprias palavras.
Respostas
Resposta:
Sim. A necropolitica é um conceito utilizado pela primeira vez pelo filósofo camaronês Achille Mbembe e simboliza o uso do poder politico sobre predeterminações de sobrevivência de determinados grupos sociais, elitizados, contribuindo para a invisibilidade de minorias, para o racismo, para a homofobia, para a xenofobia, para a misoginia, entre outros. Quando Rosane Borges relaciona o conceito de necropolitica com o racismo há uma afirmação sobre a influencia da politica do estado/governo em relação as classes sociais mais vulneráveis em subsistência nos arredores periféricos das grandes cidades, na qual há densidade da população negra, pobre e invisibilizada.
Sim, a necropolitica esta potencializada com o uso de redes sociais que fazem frases de ódio destoar no meio, e assim incita a raiva de uma classe que não tem oportunidade de ascender socialmente, na sua enorme maioria sendo negros, que crescem com o racismo presente na sua vida.
Porem com a falta de politicas publicas para reparar a falta de oportunidades e o uso da policia como força de repreensão e hostilização pela uma elite que não ver a vantagem que traria o desenvolvimento do povo das classes mais baixas.