• Matéria: ENEM
  • Autor: acirema908
  • Perguntado 6 anos atrás

2 — (Enem 2016) O eletrocardiograma, exame utilizado para avaliar o estado do coração de um paciente, trata-se do registro da atividade elétrica do coração ao longo de um certo intervalo de tempo. A fi- gura representa o eletrocardiograma de um paciente adulto, descansado, não fumante, em um am- biente com temperatura agradável. Nes- sas condições. é considerado normal um ritmo cardíaco entre 60 e 100 batimentos por minuto. Com base no eletrocardio- grama apresentado, identifica-se que a frequência cardíaca do paciente é a) normal. b) acima do valor ideal. c) abaixo do valor ideal. d) próxima do limite inferior. e) próxima do limite superior.

Respostas

respondido por: Livinha129
64

Resposta:

Letra C

Explicação:

Analisando o gráfico apresentado podemos extrair que a cada 6 segundos temos aproximadamente 3 batimentos, ou seja, 3 pulsos (picos).

Aplicando uma regra de 3 simples, podemos determinar que para 60 segundos temos aproximadamente 30 batimentos, logo, a frequência cardíaca desse indivíduo é de 30 bpm (batimentos por minuto).

O valor de batimento normal de um adulto fica entre 70 a 80 bpm. Com isso, podemos constatar que a frequência cardíaca do paciente está abaixo do ritmo normal.

respondido por: marigiorgiani
2

A frequência cardíaca deste paciente está abaixo do valor ideal. Alternativa C.

Cada um dos "picos" de um eletrocardiograma é chamado de "R", e cada um desse conjunto de ondas com o pico R é a representação do sinal elétrico de um batimento cardíaco.

Nesse eletrocardiograma nota-se que em 6 segundos há 3 batimentos. Se multiplicarmos por 10 teremos 30 batimentos em um intervalo de 60 segundos. Ou seja, 30 bpm (batimentos por minuto).

Como a questão considera que o batimento normal de um indivíduo adulto é entre 60 e 100 bpm, pode-se afirmar que esse paciente está com frequência cardíaca abaixo do normal, ou seja, ele está em bradicardia.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/6383065

Anexos:
Perguntas similares