6. Qual a característica principal da política de
Juscelino Kubitscheck no desenvolvimento do
Brasil?
a) Incentivo ao samba, carnaval e capoeira.
b) Proibição de entrada de empresas estrangeiras
no Brasil.
c) Golpe feito com ajuda de setores militares,
dando todos os poderes de ditador para Juscelino
Kubistchek governar como quisesse.
d) Industrialização acelerada, com autorização de
instalação no país de empresas multinacionais.
Respostas
Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Nos primeiros anos do pleito, após a situação política ter tomado seus caminho TENTAVA UM GOLPE DA UDN (União Democrática Nacional) e dos militares), rapidamente JK colocou em ação o Plano de Metas e a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central. Sendo assim, abordaremos os principais feitos realizados por JK durante o seu governo como presidente (1955-1960).
O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.
E A LETRA C
Resposta:
''A resposta correta é a letra D. Industrialização acelerada. O governo JK ofereceu facilidades e incentivos a empresas multinacionais que, com isso, instalaram fábricas no Brasil para produzir bens de consumo. Esses bens de consumo abasteceriam, principalmente, a classe média das grandes cidades. O nacionalismo foi uma característica marcante do governo de Getúlio Vargas. JK governou em um cenário de democracia, portanto, como o texto acima afirma, seu governo não era uma ditadura.''
Explicação: