descreva os 3 modelos proposto por van de Waals usados para explicar as forças intermoculares .
Respostas
Resposta:
1. Forças dipolo induzido-dipolo induzido (também chamada de forças ou ligações de Van der Waals ou forças de dispersão de London):
Acontece em moléculas apolares. Num dado instante, os elétrons de uma molécula apolar, que estão em constante movimento, passam a ter mais elétrons de um lado do que de outro, ficando esta, assim, momentaneamente polarizada. Desse modo, por indução elétrica, ela irá polarizar uma molécula vizinha, ou seja, vai criar um dipolo induzido. Veja abaixo o exemplo da molécula apolar do iodo (I2):
2. Forças dipolo permanente-dipolo permanente ou dipolo-dipolo:
Ocorre em moléculas polares, em que uma extremidade é positiva e a outra negativa, criando um dipolo elétrico permanente, como mostrado abaixo, no caso das moléculas de HCl, em que a parte positiva atrai a parte negativa da molécula vizinha, e assim por diante:
3. Ligação de Hidrogênio:
Ocorre quando o hidrogênio de uma molécula liga-se a outros átomos pequenos e fortemente eletronegativos, principalmente flúor, oxigênio e nitrogênio. Um exemplo é a água: o hidrogênio (com carga parcialmente positiva) de uma molécula é atraído pelo oxigênio (carga parcialmente negativa) de outra molécula vizinha: