1°)
Pessoas que sofreram acidentes e perderam alguns membros do corpo relatam que, mesmo amputados, sentem a região do membro perdido. Elas sentem, por
exemplo, coceira ou formigamento. Por que vocês acham que isso acontece? Pesquisem em livros e na internet e formule uma explicação.
Respostas
Resposta:
“Durante a cicatrização, é possível que nas extremidades desses nervos se formem pequenos nódulos, chamados neuromas. Como não existe mais mielina no local para isolar os nervos, os neuromas podem desencadear descargas elétricas espontâneas”,
Explicação:
O processo parece um curto-circuito, que faz o cérebro receber mensagens vindas do nervo que antes servia o membro retirado. Isso acontece porque todos os nossos nervos são protegidos por uma membrana chamada mielina – semelhante ao plástico isolante que envolve fios elétricos. Quando um membro é amputado, a mielina se rompe, deixando o nervo desprotegido – igual a um fio desencapado.
A sensação de formigamento ou de dor na região do membro perdido ocorre devido a fragmentos de neurônios que perdem a bainha de mielina e, portanto, são excessivamente excitados levando estímulos elétricos ao cérebro.
Explicação
É comum que algumas sensações estranhas ocorrem na região dos membros amputados devido ao trauma dos neurônios da região. A sensação de sentir a região ou até mesmo o membro que não está mais presente é conhecida como "dor fantasma", tendo em vista que o cérebro pode continuar interpretando a dor como proveniente do membro.
Quando um membro é amputado, pode ocorrer o fenômeno dos neuromas, nos quais os neurônios perdem o revestimento de mielina que é responsável pelo isolamento elétrico do axônio. Com isso ele se torna muito sensível e facilmente excitável, podendo ocasionar sensações de dor ou formigamento (parestesia).
Outra questão sobre dor:
https://brainly.com.br/tarefa/26229447