A dengue e a Covid-19 têm em comum o fato de, inicialmente, se disseminarem quando o agente causador dessas doenças era desconhecido. O texto inicial menciona essas duas viroses. Faça uma pesquisa relatando as semelhanças e diferenças entre essas duas doenças. Pesquise o comportamento do vírus, sua forma de infecção, sintomas e tratamento. Descreva também como a sociedade pode contribuir para o controle efetivo dessas viroses. *
Respostas
Resposta:
desculpas mais não entendo muito sobre isso
Resposta:
semelhanças e diferenças
Os casos de dengue e Covid-19 podem apresentar sintomas semelhantes, como febre, dor no corpo, dor de cabeça e mal estar. “O grande ponto que pode ajudar a diferenciar uma doença da outra são os sintomas respiratórios, que não ocorrem na dengue”, tais como tosse, produção de escarro, dor no peito e falta de ar.
comportamento do vírus
DENGUE:promove reações nas células do nosso organismo. Os glóbulos brancos, que protegem e defendem o nosso organismo, e as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue, diminuem. Em casos mais raros, o vírus consegue atacar diretamente o coração, o fígado ou o sistema nervoso, provocando uma infecção.
COVID: O vírus se instala nas nossas células do fundo do nariz e da garganta ligando-se a receptores específicos.
forma de infecção
DENGUE: Por picadas ou ferroadas de animais ou insetos.
COVID: Após o indivíduo levar a mão com gotículas à boca, ao nariz ou aos olhos, o vírus consegue entrar no organismo
sintomas e tratamento
DENGUE: Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.
O tratamento inclui ingestão de líquidos e analgésicos. Os casos graves exigem cuidados hospitalares.
COVID: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
Tosse
Febre
Coriza
Dor de garganta
Dificuldade para respirar
Perda de olfato (anosmia)
Alteração do paladar (ageusia)
Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
Cansaço (astenia)
Diminuição do apetite (hiporexia)
Dispnéia ( falta de ar)
No momento, não existem tratamentos específicos para a COVID-19. Mas, muitas das medidas já sacramentadas para controle dos sintomas da gripe comum – como repouso, hidratação contínua, medicamentos para aliviar a febre e dores – também são úteis com a COVID-19.
como a sociedade pode contribuir para o controle efetivo dessas viroses. *
Higiene é a palavra chave para a prevenção dessas doenças.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros por exemplo.
A melhor prevenção para evitar a propagação da Covid, já que não temos vacina, é distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.