Releia o trecho do conto Primeiro de Maio, de Mário de Andrade e responda.A sensação foi claramente péssima. Não era medo, mas por que que a gente havia de ficar encurralado assim! é! É pra eles depois poderem cair em cima da gente, (palavrão)! Não vou! não sou besta! Quer dizer: vou sim! desaforo! Atividade 1 - Sobre o conto “Primeiro de maio”, de Mário de Andrade, quem é o narrador e o que se pode falar sobre ele? *
Respostas
Resposta:
temos o foco narrativo em terceira pessoa, onisciente. esse narrador onisciente, no decorrer do conto, vai abrindo espaço cada vez mais para o protagonista, o 35.
Em relação ao conto "Primeiro de maio", de Mário de Andrade, o narrador é o onisciente, pois ele sabe de tudo que envolve os personagens, desde os seus pensamentos e sentimentos até as suas ações.
Esse tipo de narrador difere-se do narrador observador, uma vez que o narrador observador apenas descreve as ações realizadas pelos personagens, sem possuir conhecimento do que está intrínseco nos mesmos (pensamentos e sentimentos).
O foco narrativo presente no texto é em terceira pessoa, uma vez que o narrador se refere a outro alguém para contar a história.
Esse foco difere-se do foco narrativo em primeira pessoa, porque se fosse em primeira pessoa, este se referiria a si mesmo para contar uma história.
Veja questão relacionada ao narrador onisciente em:
https://brainly.com.br/tarefa/13586467