Atividade: Rsponda as questões a seguir.
1) O que foi a Ditadura Militar no Brasil ?
2) Quanto tempo durou esse regime militar ?
3) Qual foi o objetivo do golpe militar ?
4) O que estabeleceu a Emenda Constitucional nº4 ?
5) Quando foi decretado o Ato Institucional nº1 eo que ele diz ?
6) Quem foram os líderes da Frente Ampla ?
7) O que diz o Ato Institucional nº5 decretado em dezembro de 1968 ?
8) Quando e por quem Médici foi substituído ?
9) Quando foi aprovado o AL 5 ?
10) Quais foram as lideranças políticas que se uniram para as Diretas
Já ?
Respostas
Resposta:
1:Ditadura militar brasileira ou Quinta República Brasileira foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares.
2:A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à constituição.
3:Os militares envolvidos no golpe de 1964 justificaram sua ação afirmando que o objetivo era restaurar a disciplina e a hierarquia nas Forças Armadas e deter a "ameaça comunista" que, segundo eles, pairava sobre o Brasil.
4:A emenda estabelecia que o Presidente da República seria eleito por voto indireto, e recriava o cargo de Presidente do Conselho de Ministros que cuidaria da nomeação dos ministros e da administração federal.
5:Dispõe sobre a manutenção da Constituição Federal de 1946 e as Constituições Estaduais e respectivas Emendas, com as modificações introduzidas pelo Poder Constituinte originário da revolução Vitoriosa.
6:A Frente Ampla foi um grupo político criado a partir de 1966 reunindo o conservador Carlos Lacerda e seus antigos adversários de centro à esquerda Juscelino Kubitschek e João Goulart contra o Regime Militar de 1964.
7: A suspensão do habeas corpus por crimes de motivação política; O poder do Presidente da República de destituir sumariamente qualquer funcionário público, incluindo políticos oficialmente eleitos e juízes, se eles fossem subversivos ou não-cooperativos com o regime.
8:Em 1974, o ritmo de crescimento da economia começou a diminuir. O governo Médici, se prolongou, sob uma forte repressão, até 15 de março de 1974, quando foi substituído pelo General Ernesto Geisel. Emílio Garrastazu Médici faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de outubro de 1985.
9: Elaborado em 13 de dezembro de 1968 pelo então ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva, o AI-5 entrou em vigor durante o governo do presidente Costa e Silva em represália violenta ao discurso do deputado Márcio Moreira Alves na Câmara dos Deputados, em 2 de setembro de 1968.
10:Mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniram para declarar apoio ao Movimento das Diretas Já. O ato é liderado por Tancredo Neves, Franco Montoro, Orestes Quércia, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Simon, além de artistas e intelectuais engajados pela causa.