• Matéria: Português
  • Autor: eduardonascimento201
  • Perguntado 6 anos atrás

faça um artigo de opinião sobre Macunaíma​

Respostas

respondido por: helofofa27
3

Oii, bom.. Foi isso que consegui.

Liberdade que queremos

Atualmente muito se fala no quanto as mulheres vem ocupando mais espaços na sociedade, no quanto elas cresceram, evoluíram. Falam o quanto ela é poderosa, capaz de trabalhar fora, cuidar da casa, dos filhos e do marido. Isso mesmo, do marido! Que evolução é essa? O que vejo aqui nada mais é do que uma adição de tarefa. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, entre as mães do século passado, 75% acreditavam que uma pessoa só pode ser feliz se constituir família, na nova geração, esse percentual caiu para 66%. O decréscimo de 9 % é muito pouco, se considerarmos um século de mudanças. Hoje a mulher continua com as responsabilidades domésticas, e foram acrescentadas mais as financeiras. Enquanto o homem só se favoreceu com isso, pois, não foi transferido a ele nenhuma responsabilidade a mais, e de quebra, ainda foram presenteados com o auxílio feminino.

Esse pensamento machista, muitas vezes, vem da criação, onde os meninos são preparados apenas para o trabalho exterior, para ser chefe de família, e jamais são orientados quanto aos serviços domésticos. Geralmente, em um lar em que há casais de filhos, apenas a menina será encaminhada para essas tarefas, além da responsabilidade de estudar e escolher uma profissão.

O fato da mulher hoje estudar mais, conquistar espaço no mercado de trabalho é uma grande conquista, é uma superação, uma evolução, é uma grande mudança cultural, porém não se vê uma mudança proporcional na trajetória dos homens, o que acaba sobrecarregando a mulher.

Em Macunaíma, escrito por Mário de Andrade, a mulher apanha por não ter cumprido suas atividades domésticas. Quando o esposo Jiguê chega da pesca, e percebe que a companheira Sofará não havia trabalhado nada, a agride muito, e ela aguenta sem falar nada. É isso que ainda vejo atualmente, essa violência, esse excesso de responsabilidades, onde a mulher tem que fazer, tem que ser, tem que estar, sem falar um isto, igualmente a Sofará. E ainda há comemoração, por conquista de espaço. Vejo mais motivos para os homens comemorarem, do que para as mulheres. Isso está bem longe do que pode ser chamado de igualdade.

Acredito que não deveríamos querer conquistar um espaço a mais, deveríamos dividi-lo. Se hoje a mulher tem responsabilidades que antes eram masculinas, por que os homens não adquiriram responsabilidades que eram femininas?

Perguntas similares