Resumo das principais características da organização política, da sociedade, da economia da Cultura dos fenícia
Respostas
Resposta:
ORGANIZAÇÃO POLITICA:
Organização política e Sociedade
Embora nos primórdios dessas cidades o poder estivesse nas mãos da aristocracia (realeza), constituída por linhagens antigas reconhecidas pela sociedade e que atuavam principalmente no âmbito religioso, aos poucos houve o deslocamento dessa influência para homens que se destacavam nas atividades náuticas e comerciais, constituindo uma talassocracia.
Contudo sempre existiu um espaço considerável para sacerdotes que conformavam vontades a partir da revelação dos desígnios dos deuses, alinhando interesses aristocráticos com comerciais
DA SOCIEDADE: grande massa da população fenícia era constituída de marinheiros e artesãos pobres, os quais trabalhavam em função de uma classe rica que vivia do comércio marítimo. Essa classe de mercadores definha não só o poder político das cidades-Estado, mas também a riqueza e o controle das atividades comerciais.
Os escravos e mercenários eram facilmente conseguidos nas viagens pelo Mediterrâneo; enquanto os primeiros trabalhavam como remadores ou artesãos, os segundos protegiam as naus e as muralhas das grandes cidades-porto.
ECONOMIA:
principal atividade econômica dos fenícios era o comércio. Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores de Antiguidade. Desse modo, comerciavam com grande número de povos e em vários lugares do Mediterrâneo, guardando em segredo as rotas marítimas que descobriam.
CULTURA :Em razão de suas atividades marítimas e do contato com outros povos, os fenícios absorveram elementos de outras culturas, incorporando-os aos seus costumes, por exemplo, utilização de artefatos de bronze, politeísmo, antropomorfia. Outro exemplo são as sepulturas, decoradas de forma bastante similar às dos egípcios e mesopotâmios.