atividades sobre o tema: as grandes navegações
1- Qual país foi o pioneiro das grandes navegações?
2- Onde eles queriam chegar quando lançaram-se aos mares?
3- O que eles buscavam?
4- O que eram as especiarias?
5- Quais equipamentos foram desenvolvidos a aperfeiçoados pelos portugueses para a navegação
Respostas
Resposta:
1-O país pioneiro das Grandes Navegações foi Portugal pois estive entre os primeiros estados modernos europeus, onde houve o surgimento e fortalecimento da burguesia e do comércio.
2- Nas índias por uma razões das mais importantes foi o interesse em participar ativamente do comércio com a África e a Ásia, onde existiam produtos muito valorizados na Europa.
3- Eles desejavam alcançar os principais centros produtores africanos e asiáticos, tornando-se de preferência o distribuidor exclusivo desses produtos na Europa.
4- Especiarias eram produtos orientais com grande demanda para consumo na Europa. Óleos aromáticos, a noz-moscada, o cravo-da-índia, a pimenta-do-reino, a canela e várias outras, todas eram importadas por países como Portugal e Espanha e revendidas na Europa.
5- BÚSSOLA :
A bússola foi provavelmente o instrumento de navegação e orientação mais usado durante os descobrimentos. Esta “pequena caixa” de madeira é compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade, que aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direcção do norte magnético da Terra, indicando-nos o Norte.
BALESTILHA:
Este instrumento, que se supõe ter sido inventado pelos portugueses, é extremamente simples, sendo constituído por uma vara de madeira de secção quadrada e tendo cerca de 80 centímetros de comprimento. A sua função era medir a altura (em graus) que une o horizonte ao astro.
CARAVELA:
A caravela foi uma embarcação criada pelos portugueses e usada durante a época dos descobrimentos nos séculos XV e XVI. Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada.
NAU:
Nau é uma denominação genérica dada a navios de grande porte até o século XV usados em viagens de grande percurso. Durante a época dos Descobrimentos, houve uma evolução dos tipos de navio utilizados.De grande porte, como castelos de proa e de popa, com dois, três ou quatro mastros, e com duas ou três ordens de velas sobrepostas, as naus eram imponentes e de armação arredondada, chegando a ter 600 toneladas no auge da Carreira da Índia.
MAPA – PORTULANO:
Um portulano (do latim "portus", porto), ou portolano, é uma antiga carta náutica Europeia, datada do século XIII ou posterior. Estes mapas primitivos de origem italiana eram manuscritos em pergaminho.
Explicação:
Explicação:
1 PORTUGAL
2 As índias
3 rotas comerciais para o negócio de especiarias
4 temperos, exepl: pimenta e pimenta do reino ,diversos produtos de origem vegetal, de aroma ou sabor acentuados.
5 bússolas e astrolabio