• Matéria: História
  • Autor: luismost5
  • Perguntado 6 anos atrás

qual a semelhança da religião guarani com outras que voce conhece?​

Respostas

respondido por: edsonluis1edsonluis1
0

Resposta:

A Hélène Clastres alguns aparentes silêncios dos índios Tupi chamam a atenção. E que segundo os primeiros relatos de missionários e outros colonizadores, eles pareciam ser "gente sem lei": povos e culturas sem a idéia de um deus, sem o seu temor, sem mais nada do que vagos nomes dados a algum fenômeno da natureza. A própria noção do sagrado parecia ser desconhecida aos tupi-guarani. Alí estava uma gente que ao contrário de outros índios encontrados na rota dos descobrimentos, parecia não possuir ritual algum de qualquer tipo de culto religioso. Não possuindo em aparência o conhecimento de um deus, não pareciam ter crença alguma em outros seres: maléficos ou demoníacos. E se aos primeiros jesuitas espantava uma "gente" sem fé, consolava a desconfiança de que, pelo menos entre eles, não seria necessário combater "falsas crenças", pois, a um primeiro olhar piedoso, parecia não haver nenhuma.

Depois do padre Manoel da Nóbrega e dos primeiros missionários, todos os viajantes que visitaram os índios coroboraram esta afirmação: não somente eles não tinham conhecimento algum do deus verdadeiro – o que, tratando-se de selvagens, a ninguém surpreendia – mas tampouco tinham falsas crenças. Esse traço notável das nações pós-guarani espanta – ainda que anime, pelo menos, os missionários: sua tarefa de evangelização vê-se simplificada, por não terem de combater crenças já estabelecidas. Rebeldes à idéia corrente sobre o que deveriam ser os pagãos – adoradores de divindades múltiplas e praticantes de cultos idolatras – esses índios em nada acreditavam, não adoravam astros, nem animais, nem plantas, nem contando com padres ou lugares sacros(11).

"Gente sem fé", teriam dito dos tupi-Guarani os primeiros missionários. "Teólogos da América do Sul", escreve-se hoje, com alguma frequência, a respeito dos Guarani. Que religião afinal era a deles? Em que crêem hoje e o que buscam? Em que as suas crenças se perderam do ritual antigo e da memória? No que se transformaram?

Deixemos de lado a síntese do sistema religioso dos antigos Tupi e concentrêmo-nos na descrição da religião Guarani(12). As palavras ñandé rekó, que vimos algumas páginas atrás como sinônimas de algo como "modo de ser", "o nosso modo de ser", que o Guarani emprega para dizer em que, como e porquê se reconhece diferente dos demais, designa-se também a religião. Isto é o mesmo que dizer que entre os seus sub-grupos, um modo peculiar de ser, assumido e proclamado como uma identidade realizada como um sistema ancestral de crenças destinado a conduzir tanto a história de um povo quanto a conduta cotidiana de cada uma de suas pessoas, é definido como uma religião. Esta seria uma das razões pelas quais um mesmo sistema religioso, em princípio unívoco entre vários subgrupos e tribos, é bastante resistente a ponto de ser ainda quase integralmente a religião Guamni,após um tempo entre 450 e 300 anos de evangelização cristã. 

respondido por: skywalkerdartvader
0

Resposta: O sincretismo ocorre quando um sistema de crenças incorpora manifestações de outro sistema de crenças, mas sem perder suas condições básicas originais.

O sincretismo é percebido através dos rituais, superstições, processos e ideologias.

Hinduísmo

O Hinduísmo é a religião predominante na Índia, mas existem também adeptos dela no Brasil, embora em menor quantidade. É uma religião politeísta, ou seja, que tem várias divindades.

Tradições Indígenas

São as religiões mais antigas do território brasileiro, praticadas pelos indígenas antes mesmo da chegada dos europeus.

São muitas variantes, as quais dependem de cada tribo, mas possuem relação com os elementos da natureza.

No entanto, muitos aspectos destas religiões acabaram sendo modificados a partir da inserção das práticas do catolicismo no território, especialmente por parte dos padres jesuítas através da educação e catequização.

Explicação:

Perguntas similares