Respostas
Resposta:
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho. 1
Como é feita a composição do preço da gasolina ao consumidor?
12%Distribuição e Revenda
13%Custo Etanol Anidro
29%ICMS
16%CIDE e PIS/PASEP e COFINS
30%Realização Petrobras
O valor pago pelo consumidor final não está sob gestão da Petrobras e é composto por 4 fatores: 1) Preços do produtor ou importador de gasolina “A” 2) Carga tributária 3) Custo do etanol obrigatório 4) Margens da distribuição e revenda.
Nossa parcela é a primeira, referente ao preço do combustível em nossas refinarias. A carga tributária responde por parte relevante do preço final.
Os demais agentes da cadeia de comercialização, como importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, também influenciam na formação do preço final.
Período da coleta de 16 de ago de 2020 a 22 de ago de 2020.
Cálculo baseado nos preços médios da Petrobras (gasolina A) e nos preços médios ao consumidor final (gasolina C) em 13 capitais e regiões metropolitanas brasileiras.
Fonte do gráfico
Resposta:
Álcool
Explicação:
É um combustível não derivado do petróleo e sim da fermentação da cana de açúcar e por isso sua queima emite menos gases poluentes.