Sobre a histologia do intestino grosso, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:
I) A camada mucosa não contém pregas, exceto no reto, e não contém vilosidades ( );
II) As criptas intestinais (Lieberkuhn) são caracterizadas por terem células caliciformes e enteroendócrinas que liberam muco ( );
III) As células absortivas são de formato colunar e com vilosidades curtas e irregulares ( );
IV) A absorção de água é passiva, com transporte de sódio pelas células conjuntivas ( );
V) A lâmina própria é rica em células linfoides e nódulos que se estendem até a camada submucosa, o tecido linfoide relaciona as bactérias do intestino grosso ( ).
Estão corretas as afirmativas:
Respostas
Olá!
O intestino grosso é a última porção do trato digestivo, formado pelo ceco, cólon, reto e canal anal; não possui vilosidades ou dobras circulares.
A mucosa é formada por um epitélio cilíndrico simples que forma numerosas glândulas mucosas tubulares chamadas criptas de Lieberkühn.
A lâmina própria é semelhante ao resto do trato digestivo com a falta de vasos linfáticos e camada espessa de colágeno.
O quimo atinge o intestino grosso, onde não é mais processado neste último estágio da digestão, o intestino grosso é limitado a absorver ativamenre minerais, água e vitaminas (K e B12) que são liberados pelas bactérias que habitam o cólon e também compacta as fezes e as armazena no reto.
Sabendo isso temos que estão corretas as afirmativas: I, II, III e IV
Resposta:
alternativa C. I, II, III, V;
Explicação:
I) A camada mucosa não contém pregas, exceto no reto, e não contém vilosidades (V);
II) As criptas intestinais (Lieberkuhn) são caracterizadas por terem células caliciformes e enteroendócrinas que liberam muco (V);
III) As células absortivas são de formato colunar e com vilosidades curtas e irregulares (V);
IV) A absorção de água é passiva, com transporte de sódio pelas células conjuntivas (F);
V) A lâmina própria é rica em células linfoides e nódulos que se estendem até a camada submucosa, o tecido linfoide relaciona as bactérias do intestino grosso (V).