relacione as colunas:a) sujeito simples. b) sujeito composto. c) sujeito desinencial. d) sujeito indeterminado. e) oração sem sujeito. ( ) está escurecendo tarde. ( ) consertaram minha prancha de surfe . ( ) a jovem canta bem. ( ) o presidente e o ministro falaram ao povo . ( ) estudei muito para prova.
Respostas
Resposta:
( e ) está escurecendo tarde.
( c ) consertaram minha prancha de surfe .
( d ) a jovem canta bem.
( b ) o presidente e o ministro falaram ao povo .
( a ) estudei muito para prova.
Explicação:
-Sujeito simples é quando a oração possui apenas um núcleo do sujeito ou Sintagma Nominal (SN). Núcleo do sujeito: É a palavra base (principal) do sujeito e pode ser um substantivo ou um pronome.
-Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).
-Sujeito desinencial, implícito, subentendido ou oculto
Sujeito desinencial é aquele que não vem expresso na oração, mas pode ser identificado pela desinência do verbo. ... Obs.: As classificações do sujeito, em Língua Portuguesa, são apenas três: simples, composto e indeterminado.
-Sujeito indeterminado aquele que, embora existindo, não se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo. O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração)
-O sujeito inexistente ocorre no que chamamos de oração sem sujeito, e é acompanhado por um verbo impessoal. Os verbos impessoais não são acompanhados por sujeitos e podem indicar: fenômenos da natureza (chover, nevar, fazer frio, fazer calor etc.); tempo decorrido (ser, fazer, etc.)
espero ter ajudado ^^