O Afeganistão tem um longo histórico de envolvimento em guerras e conflitos. O texto trata sobre a guerra travada entre Afeganistão e Estados Unidos da América. A ação militar era uma resposta aos ataques de 11 de setembro que mataram 2.977 pessoas em Nova York, Washington e na Pensilvânia. A missão, disse Bush, era "impedir o uso do Afeganistão como base de operações terroristas e atacar a capacidade militar do regime do Talebã". Os primeiros alvos foram áreas militares pertencentes ao braço mais radical do Talebã. Campos de treinamento da Al-Qaeda, rede extremista comandada por Bin Laden, também foram atingidos. GUERRA do Afeganistão: 5 perguntas para entender o conflito armado mais longo já travado pelos EUA. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2020. As operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Afeganistão ocorreram em decorrência (A) da intervenção dos Estados Unidos dentro do país, iniciando uma série de conflitos contra o Taleban sem a aprovação da ONU. (B) do fato de o país ser berço da organização terrorista Al-Qaeda, responsável pelos ataques do 11 de Setembro nos Estados Unidos. (C) da ocupação do país pelas tropas norte-americanas, garantindo a intervenção político-militar dos Estados Unidos no Afeganistão até os dias atuais. (D) da intervenção do Taleban nos eventos em solo estadunidense, dando proteção à organização terrorista Al-Qaeda.
Respostas
Resposta:
da ocupação do país pelas tropas norte-americanas, garantindo a intervenção político-militar dos Estados Unidos no Afeganistão até os dias atuais.
Resposta:
da intervenção do Taleban nos eventos em solo estadunidense, dando
proteção à organização terrorista Al-Qaeda.
Explicação:
O item investiga a habilidade de o aluno analisar as tensões e os conflitos no Oriente
Médio na ordem mundial pós-guerra. Em 11 de setembro de 2001, ocorreu o maior
ataque terrorista em solo norte-americano na história. Os eventos foram planejados e
executados pela organização terrorista Al-Qaeda, chefiada por Osama Bin Laden. Após
os ataques, a organização fundamentalista afegã Taleban concedeu proteção à AlQaeda dentro do país, resultando na intervenção norte-americana, por meio da OTAN,
no Afeganistão, o que ficou conhecido como Guerra do Afeganistão (gabarito D). A
alternativa A está incorreta, porque o Conselho de Segurança da ONU autorizou a
criação das Forças Internacionais coordenadas e operadas pela OTAN no Afeganistão.
A alternativa B está incorreta, porque a Al-Qaeda é uma organização fundamentalista
saudita, muito embora estivesse sob a proteção do Afeganistão. A alternativa C está
incorreta, porque em 2014 iniciou-se a retirada das tropas da OTAN do Afeganistão.
Atualmente, os grupos fundamentalistas lutam para retomar o poder no país.