• Matéria: História
  • Autor: gabrielgpf45
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto a seguir e responda às questões.
[...] A construção da Transamazônica massacrou a floresta, consumiu bilhões de dólares, e até hoje a estrada tem trechos intransitáveis por conta das chuvas, dos desmoronamentos e das enchentes dos rios. A Transamazônica torrou um dinheiro que não havia, mas os brasileiros só entenderam isso na hora que acabou o milagre e a inflação bateu na casa de três dígitos – em 1980 atingiu a cifra de 110%. Quando o governo dos militares terminou em 1985, o país estava endividado e a inflação chegava a 235%. O Brasil se tornava a cópia exata do reino da Belíndia [...].
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 454.
Belíndia: expressão criada pelo economista Edmar Bacha em 1974; seria a mistura da Bélgica (região avançada, com alto padrão de renda) e da Índia (onde havia fome, miséria e indicadores sociais ruins).
a) A construção da Transamazônica causou muitos danos ambientais à floresta e aos povos que viviam nela, em regiões próximas ao seu traçado. Por que não houve denúncias desses problemas e protestos das pessoas atingidas na época de sua construção?
b) Explique o que provocou o fim do ciclo de desenvolvimento econômico conhecido como “milagre brasileiro”.
c) Como os governos militares colaboraram para a chamada “Belíndia”?​

Respostas

respondido por: mariaflor1208
53

Resposta:

a) Porque no período havia censura à imprensa, e a livre manifestação de ideias era impossível. As mobilizações e manifestações eram reprimidas em especial depois do AI 5.

b) A crise internacional do petróleo aumentou em muitos os gastos do Brasil com a importação do produto. Simultaneamente, os empréstimos estrangeiros diminuíram, comprometendo o financiamento do Estado e seus investimentos. A economia entrou em recessão, provocando desemprego.

c) não conseguiu fazer :(

espero ter ajudado....

Explicação:

respondido por: 12342006
32

Resposta:

a) Porque no período havia censura à imprensa, e a livre manifestação de ideias era impossível. Além disso, mobilizações e grandes manifestações eram reprimidas, em especial depois do AI-5. Portanto, os prejudicados pela obra não tinham espaço para protestar nem formas de expressar sua contrariedade.

b) A crise internacional do petróleo aumentou em muito os gastos do Brasil com a importação do produto. Simultaneamente, os empréstimos estrangeiros diminuíram, comprometendo o financiamento do Estado brasileiro e seus investimentos. A economia entrou em recessão, provocando desemprego. A inflação também aumentou, diminuindo ainda mais o poder de compra dos grupos populares.

c) O modelo econômico implantado era concentrador de renda: alguns grupos sociais ganhavam mais e progrediram. Os trabalhadores, de forma geral, impedidos de se organizar em busca de melhorias salariais, viam sua participação na renda nacional diminuir. Ou seja, alguns grupos do topo da pirâmide social – “Bélgica” – progrediram ainda mais. Na base da pirâmide – “Índia” – a renda encolheu ainda mais, aumentando a miséria de parte dessa população.

Explicação:

Perguntas similares