• Matéria: Pedagogia
  • Autor: arthurisadora2014
  • Perguntado 6 anos atrás

) Segundo Carretero et al (2007), a partir do final do século XIX até a década de 1940, pode-se perceber, com relação ao problema da constituição de identidade nacional, apesar de certas diferenças, um movimento em direção ao fortalecimento de um nacionalismo patriótico e da sedimentação de uma história nacional com passado homogêneo, sem conflitos e único para todos os brasileiros. Uma das tendências da história da civilização era a explicação da dominação pelo racismo, e esta justificava, confortavelmente, o predomínio do branco sobre os demais povos. Dessa maneira, podemos afirmar que, nesse período, o ensino de História no Brasil, defendia a seguinte ideia:

Respostas

respondido por: Genial433
13

todos os brasileiros. Uma das tendências da história da civilização era a explicação da dominação pelo racismo, e esta justificava, confortavelmente, o predomínio do branco sobre os demais povos. Dessa maneira, podemos afirmar que, nesse período, o ensino de História no Brasil, defendia a seguinte ideia:

respondido por: marinalima23
8

Resposta:

A) Os negros e os índios haviam "danificado" a população, e, para determinados setores, o estágio de civilização somente seria alcançado pelo embranquecimento do povo.

Explicação:

No final do século XIX e início do século XX, o Estado desenvolveu a política de embranquecimento da cultura nacional, segundo a qual, por meio do incentivo para a imigração europeia no Brasil, as gerações futuras brasileiras seriam predominantemente branca.

Perguntas similares