• Matéria: Português
  • Autor: brenofiorini
  • Perguntado 6 anos atrás

7) Leia com atenção este fragmento do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles.



Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E que me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criança e eu.

O velho, um bêbado esfarrapado, deitara-se de comprido no banco, dirigira palavras amenas a um vizinho invisível e agora dormia. A mulher estava sentada entre nós, apertando nos braços a criança enrolada em panos. Era uma mulher jovem e pálida. O longo manto escuro que lhe cobria a cabeça dava-lhe o aspecto de uma figura antiga.

Pensei em falar-lhe assim que entrei na barca. Mas já devíamos estar quase no fim da viagem e até aquele instante não me ocorrera dizer-lhe qualquer palavra. Nem combinava mesmo com uma barca tão despojada, tão sem artifícios, a ociosidade de um diálogo. Estávamos sós. E o melhor ainda era não fazer nada, não dizer nada, apenas olhar o sulco negro que a embarcação ia fazendo no rio.

Debrucei-me na grade de madeira carcomida. Acendi um cigarro. Ali estávamos os quatro, silenciosos como mortos num antigo barco de mortos deslizando na escuridão. Contudo, estávamos vivos. E era Natal.



O narrador-personagem traz consigo um pessimismo/uma morbidez que se deixa revelar nas expressões:



A
“silêncio” e “solidão”.
B
“treva” e “solidão”.
C
“treva” e “mortos”.
D
“silêncio” e “treva”.
E
“solidão” e “mortos”.


mariadossantosvargas: Oi breno é a Maria Claudia que ta falando com vc
mariadossantosvargas: não vai fala comigo de novo

Respostas

respondido por: mariadossantosvargas
5

Resposta:

Letra d)" Silêncio" e "treva"

Explicação:

Espero ter ajudado


mariadossantosvargas: Oi
respondido por: yuri14rodrigues
0

É possível observar que o narrador personagem do conto "Natal na barca" utiliza um aspecto sombrio, evidenciado pelas palavras silêncio” e “treva”, respectivamente (alternativa D).

A partir da leitura do conto, podemos notar que o cenário do qual o narrador estava inserido era obscuro, pois estava de noite e não haviam muitas pessoas próximas ao narrador naquele momento.

Pode-se deduzir que ele estava sozinho naquela barca, apenas observando os outros passageiros que ali estavam, como o velho bêbado e a moça que carregava um bebê.

Porém, esta estava com uma manta preta que lhe deixava parecida com uma figura antiga.

O narrador personagem geralmente participa diretamente da história. Portanto, ele conta os fatos da história a partir do seu próprio ponto de vista, assim como as suas deduções e pensamentos.

mais em: https://brainly.com.br/tarefa/27438359

Anexos:
Perguntas similares