Respostas
Resposta:
1) 2
2) cavalo
3) pode "evoluir" para uma rainha, torre, bispo ou cavalo
4) 8
5) 2
6) não sei, desculpa
Resposta:
1º- Cada jogador começa a partida com 2 torres.
2°- O movimento do Cavalo é em "forma de L", ou seja, anda duas casas na horizontal ou vertical e depois uma casa na vertical ou horizontal, ou vice-versa.
3º- Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
4º- Cada jogador começa a partida com 8 peões.
5º- O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
6º- Rainha (dama), rei (pode se movimentar em qualquer direção) e o bispo.
Explicação:
Cada jogador começa a partida com 16 peças, sendo distribuídas da seguinte forma:
1 rei
1 rainha ou dama
2 bispos
2 cavalos
2 torres
8 peões
- Movimentos do xadrez
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
O rei
O rei pode mover-se em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal) somente uma casa de cada vez.
A rainha
A rainha move-se ao longo da horizontal, vertical e diagonais mas não pode pular outras peças.
O bispo
O bispo move-se ao longo da diagonal. Não pode pular outras peças.
O cavalo
É a única peça que pode pular as outras. O movimento do cavalo é em forma de “L”, quer dizer, duas casas em sentido horizontal e mais uma na vertical ou vice-versa.
A torre
A torre movimenta-se pela vertical ou horizontal, mas não pode pular outras peças.
O peão
O peão movimenta-se apenas uma casa para frente e somente captura outras peças na diagonal. Opcionalmente, cada peão pode avançar duas casas no seu primeiro movimento do jogo.
Movimentos especiais
Roque
O roque é um movimento de defesa especial em que pode-se mover o rei e a torre do mesmo jogador ao mesmo tempo. Para realizar este movimento deve-se seguir as seguintes condições:
Nem o rei nem a torre podem ter sido movidos antes de rocar.
Não há nenhuma peça entre o rei e a torre.
O rei não está em xeque e as casas por onde passará não devem estar atacadas pelo adversário (as casas laterais em direção à torre).
Promoção do peão
Se o peão chegar até a última fila, o jogador poderá trocá-lo por qualquer peça que desejar, exceto pelo rei ou por outro peão.
Captura do peão
Se um peão contrário se deslocar 2 casas (seu primeiro movimento) e ficar ao lado de um dos seus peões, você poderá capturá-lo movendo o seu peão uma casa na diagonal.