Respostas
Resposta:
Como n especificou o local inclui a Europa tb tá :)
No Brasil num contexto geral:
A falta de escola, por exemplo, vem desde o período colonial. As crianças aprendiam a ler com orações e existia uma circulação muito baixa de livros. Osmédicos eram raros no período colonial e custavam muito caro para a população, sendo basicamente inacessíveis. Curandeiros negros e indígenas foram uma peça fundamental da vida então. “Eles conheciam as plantas, as doenças tropicais, os tipos de picadas de bichos.
Os poucos brancos, negros e índios que aqui estavam haviam aprendido a viver longe da civilização, numa sociedade que parecia confusa aos olhos dos portugueses. Uma versão primordial do samba do crioulo doido, pode-se dizer.
Os índios
Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis. Portanto, manter relações de amizade e aliança com o grupo dominante passou a ser fundamental para os conquistadores europeus.
Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis. Portanto, manter relações de amizade e aliança com o grupo dominante passou a ser fundamental para os conquistadores europeus.As tribos tupis eram formadas por indivíduos cujas aldeias ocupavam uma área contígua, falavam a mesma língua, tinham os mesmos costumes e possuíam um sentimento de unidade. Não existia uma autoridade central na tribo. Cada uma das aldeias constituía uma unidade política independente, com um chefe que não se distinguia dos demais homens: caçava, pescava e trabalhava na roça como qualquer um. Só em caso de guerra o comando era entregue ao morubixaba. Havia ainda um chefe para as cerimônias religiosas, que tinha grande influência sobre o grupo; ele era também o curandeiro da tribo, cuidando dos doentes com ervas medicinais e magia. Não havia nem escravos nem uma camada dominante, pois as técnicas rudimentares forçavam todos a trabalhar igualmente. A esse tipo de organização social dá-se o nome de comunidade tradicional. cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba. Naquela ocasião, os tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem tupis. Portanto, manter relações de amizade e aliança com o grupo dominante passou a ser fundamental para os conquistadores europeus.
Na Europa
era de uma vida agitada nas grandes capitais europeias, a exemplo de Londres, Paris e também das cidades litorâneas europeias que possuíam portos. Naquele período o comércio marítimo continuava aquecido.
era de uma vida agitada nas grandes capitais europeias, a exemplo de Londres, Paris e também das cidades litorâneas europeias que possuíam portos. Naquele período o comércio marítimo continuava aquecido.Entretanto, no campo social, muitas famílias ainda viviam nos interiores e havia grande ruralismo na Europa, o que, de certo modo, evitava grandes casos de miséria. Entretanto, ascensão social era algo raríssimo, sendo que a nobreza e o clero é que viviam na fartura e possuíam privilégios. A burguesia estava começando a se fortalecer.