• Matéria: Geografia
  • Autor: fer967
  • Perguntado 6 anos atrás

01) “Ao mesmo tempo que libera mão de obra para as atividades urbano-industriais, a agricultura deve responder pela produção de uma quantidade crescente de alimentos para a população urbana. Menos pessoas produzindo no campo, mais pessoas consumindo nas cidades: isso só foi possível graças ao aumento exponencial da produtividade agrícola. A economia industrial deflagrou uma verdadeira revolução nas tecnologias da agropecuária”.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.133)


Assinale a alternativa que apresenta os dois processos que estão associados à conjuntura abordada no texto:


a) Reforma urbana e políticas ambientais no campo


b) Desenvolvimento sustentável e revolução industrial


c) Revolução verde e êxodo rural


d) Reforma agrária e revolução agrícola


e) Economia verde e concentração fundiária


02) Observe as imagens a seguir e assinale a alternativa correta:



Espaço agrícola mecanizado



Trabalhadores no campo


a) a imagem A representa um agrossistema familiar predominante em minifúndios de países desenvolvidos.


b) a imagem B ilustra uma forma de agricultura orgânica e sustentável.


c) as imagens A e B representam, respectivamente, um agrossistema moderno e um tradicional.


d) as práticas ilustradas em ambas as figuras não podem ser relacionadas com a agricultura brasileira.


e) a atividade representada pela atividade B é exclusiva de países desenvolvidos.


03) No contexto da agricultura colonial brasileira, estabeleceram-se as chamadas plantations, caracterizadas pela monocultura, formação de latifúndios e produção voltada à exportação.

Os sistemas de plantations são característicos


a) de sistemas intensivos minifundiários


b) de sistemas agrícolas tradicionais


c) de sistemas agrícolas modernos


d) de sistemas produtivos de curta duração


e) de sistemas agroindustriais de massa









04) A existência de diferentes técnicas e metodologias do uso da terra no meio rural permite a realização de distintas classificações acerca dos sistemas agrícolas. A mais clássica tipologia realizada opõe os métodos ditos primitivos – com uso de amplas áreas, baixa produtividade e uso de mão de obra em massa – dos métodos mais avançados – com produção em alta densidade, técnicas avançadas e utilização de tecnologias mais bem delineadas.

A classificação acima descrita opõe as técnicas agropecuárias:


a) subdesenvolvida e desenvolvida

b) primitiva e moderna

c) familiar e latifundiária

d) intensiva e extensiva

e) tradicional e alternativa



05) “A mecanização no campo está modificando as relações de trabalho no agronegócio brasileiro. O trabalhador rural, antes contratado para fazer o plantio e colheita manual de culturas como a cana-de-açúcar, café e algodão, agora está controlando máquina. (…) As vendas de máquinas agrícolas no país são um termômetro da transformação no campo. O número mais que dobrou nos últimos sete anos. Seja no cultivo para exportação ou para consumo nacional, as grandes lavouras de grãos – soja, milho e feijão – já são 100% mecanizadas”.

CASTRO, M. Mecanização no campo muda as relações de trabalho. Estado de Minas, 14 jan. 2013.


A introdução de sistemas agrícolas modernos e mecanizados no Brasil reverbera em uma transformação produtiva no campo e em um impacto socioespacial, que são, respectivamente:


a) aumento da produtividade – subordinação das cidades ao campo

b) concentração fundiária – redução da jornada de trabalho

c) desemprego estrutural rural – aumento da urbanização

d) qualificação da mão de obra – abrandamento da migração campo-cidade

e) melhoria da qualidade produtiva – ruralização da economia









Respostas

respondido por: limaerika858
120

Resposta:

1:C 2:C 3:D 4:A

Explicação:

essas são as respostas

respondido por: queremcassia2211
7

1. Trazendo o em bate entre as necessidades do campo versus a necessidade da indústria, o texto se refere à reforma verde e ao êxodo rural, deste modo podemos entender a terceira alternativa, letra “C” como correta.  

Ou seja, o texto traz consigo a necessidade de expansão de produção. Isso porque havia uma necessidade de maior produção agrícola, mas também que houvesse mais mão de obra para tocar a Revolução.  

Mas foi possível contornar esse problema através de um aumento exponencial na produção agrícola, isso graças à uma espécie de revolução nas tecnologias da agropecuária.

2. As imagens A e B representam uma espécie de agrossistema moderno, seguido de um agrossistema tradicional. Deste modo podemos entender a terceira opção “C” como correta.  

A principal diferença entre os dois modelos de agrossistema é o emprego de tecnologias de ponta ou não no processo de produção do agronegócio.  

A implantação de novas tecnologias reflete diretamente na produção e na quantidade de mão de obra utilizada na produção agrícola e também na quantidade de produtos.    

3.  Plantations é definido por uma série de produções curtas, logo podemos entender a quarta alternativa, letra “D”, como correta para a questão.  

O sistema de plantation é usado para a cultura de plantas e frutas tropicais, como por exemplo banana, laranja e entre outros. É necessário lembrar que geralmente direcionado por monocultura de grande porte.  

4. O uso de diferentes técnicas e de metodologias, com uma classificação acerca dos sistemas agrícolas. Deste modo podemos entender a primeira alternativa, letra “A” como correta.  

Quando falamos de técnicas agropecuárias subdesenvolvida conta com maior uso de mão de obra humana, e pouca tecnologia de ponta, logo para manter a demanda é necessário muita mão de obra.  

Já quando falamos de teológicas desenvolvidas, estamos falando de modos de produção com maiores usos da tecnologia e uma menor mão de obra.  

5. O desemprego estrutural rural se dá pela maior implementação de tecnologias, deste modo podemos entender a terceira alternativa, letra “C” como correta.  

Este fenômeno acontece por causa da automatização dos processos agrícolas, logo é necessário menor mão de obra humana, ao mesmo passo que é mais necessário mão de obra especializada.  

Apesar de poder representar um problema social, é necessário encontrar modos de remanejar os trabalhadores rurais para um contexto mais urbano. Afinal, não é possível simplesmente cessar o processo de automotização pelo qual o campo passa neste momento.  

Quer saber mais sobre o assunto?

https://brainly.com.br/tarefa/47535729

https://brainly.com.br/tarefa/5860107

https://brainly.com.br/tarefa/23789447

https://brainly.com.br/tarefa/11485039

https://brainly.com.br/tarefa/21328455

Anexos:
Perguntas similares