Respostas
Resposta:
A experiência gerada pela pandemia tende a corroer as bases sociais do subjetivismo, pois as políticas de contenção significam maior presença estatal e menos espaço para o individualismo e suas fantasmagorias.
A relação entre capitalismo e pandemia é complexa e envolve dois elementos fundamentais. O primeiro elemento é a produção capitalista de pandemias. O segundo elemento é o combate à pandemia no capitalismo. Derivado disso, temos um terceiro elemento, que são as consequências das pandemias na sociedade capitalista. Isso pode ser abordado de forma abstrata, num plano mais teórico, ou pode ser abordado no plano concreto do capitalismo contemporâneo. Abordamos, inicialmente, num plano mais abstrato e depois num plano mais concreto.
O primeiro elemento que é necessário destacar é que o capitalismo produz pandemias. Sem dúvida, antes do capitalismo existiram surtos, epidemias e algo próximo de pandemias[i]. Porém, o capitalismo gera uma mundialização antes inexistente e, além disso, cria uma divisão internacional do trabalho que gera uma interdependência entre os países e relações internacionais consta