) Quando desabrocham, em torno das nove horas da noite, as flores de certa trepadeira de jardim são brancas. Mas, ao amanhecer, mostram-se rosadas e, perto do meio-dia, tornam-se vermelhas. Segundo os biólogos, essa mudança de cores favorece a polinização. Ainda brancas, no escuro, atraem mariposas; na claridade, sendo vermelhas, chamam abelhas e borboletas. Os químicos explicam esse lento avermelhar pela presença, nas pétalas dessa flor, de um pigmento com qualidades de indicador ácido-base. Essa substância orgânica, semelhante à fenolftaleína, comporta-se como um ácido muito fraco. Sabe-se que, durante o processo de maturação da flor, seu meio intracelular, inicialmente ácido, se torna alcalino. Com base nas informações acima, responda às solicitações que seguem. Equacione a reação de ionização desse pigmento indicador em solução aquosa, representando sua molécula por HL.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
⇄
(seria bom inserir o (aq) = [aquoso] como subscrito em todos os termos)
ou ainda escrever como
+ ⇄ +
Explicação:
- Chama-se "ionização" porque íons (moléculas carregadas) são geradas pela reação.
- Durante o dia, a planta perde muita água em forma de vapor (transpiração) pelos estômatos, uma vez que a abertura destes é estimulada pela presença de luz.
- Assim sendo, pela descrição dada no enunciado, pode-se deduzir que provavelmente é vermelha:
Quando há mais água disponível (à noite) a reação de ionização direta (para a direita) é favorecida, gerando mais , que deve ser branco .
Já durante o dia, com a perda de água (e maturação da flor), a reação inversa (para esquerda) deve ser favorecida, produzindo mais (vermelho)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás