Respostas
Resposta:
LEUCOPLASTOS
São plastídeos que não possuem cor e função para armazenar nutrientes. Eles geralmente são encontrados em tecidos que não sofrem fotossíntese, como raízes e sementes.
LEUCOPLASTOS
Os tipos de leucoplastos incluem:
AMILOPLASTOS
São leucoplastos que convertem a glicose em amido para armazenamento. O amido é armazenado como grânulos em amilotes de tubérculos, sementes, hastes e frutas. Os grãos de amido densos fazem com que o amiloplasto sedimente no tecido vegetal em resposta à gravidade. Isso induz o crescimento em direção descendente. Amiloplastos também sintetizam amido transitório. Este tipo de amido é armazenado temporariamente em cloroplastos para ser dividido e usado como energia durante à noite, quando a fotossíntese não ocorre. O amido transitório é encontrado principalmente em tecidos onde a fotossíntese ocorre, como as folhas.
ELEOPLASTOS
São leucoplastos, também chamados de oleoplastos, que sintetizam ácidos graxos e armazenam óleos em microcomputados com lipídios chamados plastoglobulos. Eles são importantes para o desenvolvimento adequado dos grãos de pólen, por exemplo.
ETIOPLASTOS
São cloroplastos não expostos à luz e que não contêm clorofila, mas possuem o pigmento precursor para a produção de clorofila. Uma vez expostos à luz, a produção de clorofila ocorre e os etioplastos são convertidos em cloroplastos.
PROTEINOPLASTOS
Também chamados de aleuroplastos, esses leucoplastos armazenam proteínas e são freqüentemente encontrados em sementes.