Pesquise sobre o Grupo de Teatro Palmares Iñarone faça anotações sobre o que encontrar. Alguém pode me ajudar com isso, é URGENTE
Respostas
Resposta:
O grupo de Teatro Palmares Iñaron comemora 33 anos de história com a montagem do espetáculo Iauretê. A peça é uma livre adaptação do conto Meu Tio O Iauaretê de Guimarães Rosa e da obra literária Maíra de Darcy Ribeiro e cruza as histórias de dois personagens: Oxim um místico caboclo onceiro, interpretado por Victor Kizza (Barrela, Uma Mulher Vestida de Sol) e Mehín Índio que ganha vida com a interpretação de Maria Janaína (Água que Lava Alma) e revela a ancestralidade e os impactos da civilização nos povos indígenas brasileiros.Iauretê é adaptado e dirigido por Lia Spósito (Macunaíma, Cangaço, O Trem Baiano) e ainda conta com a direção musical de Bira Reis e a orientação artística de Antônio Godi.
Explicação:
Resposta:
O Grupo de Teatro Palmares Iñaron foi fundado em 1976 por Antônio Godi e Lia Spósito, juntamente com Kal dos Santos e Ana Sacramento e cultiva, ao longo da sua trajetória, uma proposta de trabalho voltada para as questões étnico-sociais e culturais do afro-brasileiro, dos povos indígenas e do sertanejo, baseando-se na importância de se refletir sobre o convívio na diferença, sobre como pensar a diferença entre os povos, culturas, tipos físicos e classes sociais compreendendo-a e vivenciando-a com respeito. O nome do grupo relaciona palavras ligadas às culturas negra e indígena e trata-se portanto, de valorizar essas duas culturas. Palmares Iñaron significa então, Palmares Ensandecido, atribuindo homenagem à história de Zumbi e fazendo referência à terminologia de origem indígena Iñaron – que designa um estado de perturbação mental e espiritual, nos índios, por conta das influências da civilização. Assim, sobre o estado de Iñaron o índio é inspirado a isolar-se na mata fechada, longe de tudo e de todos para que possa se reencontrar e enfim, retornar à sua tribo e mostrar toda a sua jornada a partir de uma mise-em-scéne (pantomima) apresentada ao seu povo, revelando então, uma teatralidade indígena.O trabalho do Palmares Iñaron parte de um estudo antropológico associado a uma pesquisa estético-teatral que determina uma maneira própria para interpretar as realidades diversas, desvendadas pelo olhar apurado de quem quer descobrir personagens, fatos e situações. O Teatro-Étnico do grupo desenvolve uma linguagem própria, inspirada na essência do povo brasileiro com suas raízes e origens que constituem a nossa formação social.
Explicação: