" Os conhecimentos científicos são submetidos à sistematização, a fim de serem adequados ao ensino básico. Nesse processo, alguns critérios são assumidos, como a faixa etária e o nível de escolaridade dos estudantes, aos quais os objetos são destinados. Essa transposição, no entanto, pode não atender, primordialmente, às singularidades de alunos com necessidades especiais educacionais. Diante dessa perspectiva, é imprescindível que o docente esteja atento às adaptações dos temas e às abordagens didático-metodológicas que seleciona em sua prática didática, a fim de garantir equidade em relação às oportunidades de aprendizagem entre todos os alunos. Sendo assim, em relação aos temas do eixo Espaço e Forma e da unidade temática Geometria, voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental, problematize e disserte a respeito das opções didático-metodológicas que possam ser aplicadas no desenvolvimento de atividades pedagógicas, considerando a perspectiva da inclusão.
Respostas
Resposta:
Há várias opções didático-metodológicas que podem ser aplicadas no desenvolvimento de atividades pedagógicas, considerando a perspectiva da inclusão.
Sabe-se que as estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento.
No contexto da educação inclusiva, recomenda-se que o ponto de partida seja as singularidades do sujeito, com foco em suas potencialidades. Se, por um lado, a proposta curricular deve ser uma só para todos os estudantes, por outro, é imprescindível que as estratégias pedagógicas sejam diversificadas, com base nos interesses, habilidades e necessidades de cada um. Só assim se torna viável a participação efetiva, em igualdade de oportunidades, para o pleno desenvolvimento de todos os alunos, com e sem deficiência.
Explicação passo-a-passo: