Preciso de um texto na 3ª pessoa do singular sobre pesquisas da vacina do coronavírus, tem que ter no mínimo 2 falas de cientistas
Respostas
Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor
Vacina contra coronavírus: por que a fase 3 dos testes clínicos é essencial para seu sucesso e segurança
Só a fase 3 dos testes clínicos realmente diz se a vacina é capaz de prevenir a ocorrência de infecçõesImagem: EPA
Às vezes é melhor começar pelo fim.
Portanto, vou começar com a última coisa que o Dr. Ian Jones, professor de Virologia da Universidade de Reading (Inglaterra), me disse quando, no final de uma entrevista, perguntei a ele se havia algo que ele queria acrescentar.
Doria diz que testes da CoronaVac seguem 'sem efeitos colaterais graves'
Saiba o que é exigido para a aprovação de vacinas no Brasil
Vacina: testes com idosos acima de 69 anos devem começar na semana que vem
"A única coisa que gostaria de acrescentar é que não sou dado ao sensacionalismo. Quero deixar claro que o que falei é um risco teórico, muito pequeno, mas do qual temos que estar cientes."
Depois que o governo russo relatou a aprovação da primeira vacina contra covid-19, o site de informações científicas Science Media Center publicou as reações de alguns especialistas.
Uma das abordagens foi do professor Jones e uma de suas reflexões foi: "uma vacina ineficaz é pior do que nenhuma".
Muitos especialistas em diferentes partes do mundo estão preocupados que a vacina aprovada na Rússia não foi testada em milhares de pessoas para determinar sua eficácia e segurança, processo que ocorre nos ensaios clínicos da chamada fase 3 do desenvolvimento da vacina.
As autoridades de Moscou relataram que ela foi testada em dois grupos de 38 voluntários cada e que até agora "provou ser altamente eficaz e segura".
Enquanto muitos especialistas concordam que uma vacina contra a covid-19 é urgente, uma doença que até esta sexta-feira já havia deixado mais de 793 mil mortes confirmadas, eles também esclarecem que é fundamental que ela seja testada na fase 3 antes de sua distribuição na população.
"Dessa forma, obtemos mais informações sobre a segurança da vacina enquanto obtemos mais dados sobre sua capacidade real de proteção contra a doença", disse Jones, do Reino Unido.
Perguntamos a ele se há riscos se essa fase não for devidamente avaliada.
Uma visão limitada
"Os riscos são de que a vacina possa ser lançada quando você não tem uma visão completa de como ela funcionará em um grande grupo de pessoas", disse o especialista.
"Por exemplo, a vacina russa. Eu pessoalmente não acho que haja um problema de segurança porque é muito semelhante ao que foi usado em outros lugares."
Existem dezenas de projetos de vacinas para covid-19. Este voluntário participa de um ensaio clínico na Indonésia com uma vacina criada por pesquisadores
O professor refere-se ao fato de existirem informações e antecedentes suficientes sobre as vacinas à base de adenovírus recombinantes e que permitem "presumir que a própria vacina será segura nas doses normais".
"Mas até que você experimente em um grande grupo de pessoas, você realmente não sabe se vai gerar uma resposta imunológica boa o suficiente para proteger contra doenças, e se não proteger contra doenças, você corre o risco de dar falsas esperanças a pessoas sobre a circulação contínua do vírus."
O professor diz que nos ensaios clínicos existem dois tipos de resultados que podem ser esperados.