Respostas
Resposta:
Mas aparentemente não é o que observamos aqui da Terra. Vemos que o Sol executa um movimento diário ao redor da Terra, mas na realidade, esse movimento é explicado pela rotação da Terra em torno do seu eixo geográfico.
Explicação:
Movimento aparente do Sol
Dois movimentos da Terra são muito importantes para nós por estarem relacionados com o dia de 24 horas e o ano de 365 dias e 6 horas.
O movimento de translação da Terra em torno do Sol define o ano e está relacionado com a sequência das estações - verão, outono, primavera e inverno.
Já o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo gera o dia de 24 horas. Esse movimento é responsável pela impressão que temos que o Sol gira em torno da Terra, nascendo e se pondo em uma sequência sem fim.
O senso comum nos diz que o Sol nasce exatamente a leste e se põe exatamente no oeste todos os dias.
Diz ainda que observando o movimento do Sol é possível encontrar os quatro pontos cardeais - Norte, Sul, Leste e Oeste.
Você já fez isso?
É simples. Aponte com seu braço direito a região onde o Sol nasce; e com o braço esquerdo a região onde o ele se põe. Na sua frente estará o norte e atrás de você o sul.
Mas, existe um jeito de achar os pontos cardeais com maior precisão. Ao invés de você ficar parado apontando as regiões, finque uma vareta no chão e observe a sombra ao longo do dia.
Fazendo isso você terá construído um equipamento muito usado na antiguidade para observar os movimentos aparentes do Sol, o gnômon.