colonizaram principalmente o sul do país uma das sua festas mais famosas tem a ver com a cerveja
Respostas
Aqueles que colonizaram principalmente o Sul do país e que uma das sua festas mais famosas tem a ver com a cerveja foram na verdade os alemães, e tal festa é conhecida como Oktober Fest (festa de outubro), que ocorre anualmente durante o segundo semestre no Sul do Brasil.
Percebe-se assim a grande diversidade cultural e étnica em nosso país, que passou a ser composto por alemães, italianos, diversos povos africanos, portugueses, e claramente, pelos próprios indígenas brasileiros, que já habitavam nosso país milhares de anos antes da chegada dos colonizadores portugueses no início da Idade Moderna.
Resposta:
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Festas e cervejas animam o Sul do país
LUCIANA VIET
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Em outubro Santa Catarina faz a festa. Blumenau realiza a 11ª Oktoberfest e espera receber cerca de 1 milhão de visitantes.
A Oktober surgiu em 1984 numa tentativa de reanimar a população, após duas enchentes do rio Itajaí-Açú que destruíram a cidade. Desde então, os 17 dias de muito chope e folia se tornaram famosos em todo o Brasil.
Mas a festa, que neste ano acontece entre os dias 6 e 23, não se resume a cerveja. A tradição alemã está presente nas danças, músicas, nos clubes de caça e tiro e na gastronomia, relembrando os antepassados que colonizaram o sul.
O clima germânico também é garantido pela banda Helmuth Högl, que se apresentou na Oktober de Munique. O maestro é o compositor do hino da festa, o Hallo Blumenau.
Outras 25 bandas participarão dos desfiles de rua, que têm como tema a indústria da cidade.
Quem viaja atrás do chope, não pode perder o "Bierwagen", o carro da cerveja, que percorre as principais linhas da cidade distribuindo a bebida gratuitamente.
Os mais animados podem ainda participar do concurso do chope por metro, realizado diariamente no Pavilhão B da Proeb (Fundação Promotora de Exposições de Blumenau), onde acontece a festa.
Este ano os bebedores mais exigentes poderão se deliciar com o chope servido em canecos de cristal, como na festa alemã.
Mas a folia do Estado, não se resume aos chopes e comilanças de Blumenau. Cada cidade tem sua maneira de cair na farra (veja o calendário de festas nesta página), sempre com muita cerveja.
Uma banda típica alemã esquenta a Oktober de Santa Cruz do Sul, que tem também desfiles de rua com carros alegóricos contando os 170 anos de imigração alemã no Rio Grande do Sul. Além da alemã, outras dez bandas e cantores como Jorge Ben Jor e Zezé di Camargo animarão a festa.
Em Itajaí a festa é portuguesa. A Marejada procura reviver a tradição cultural dos açorianos. São 17 dias de culinária a base de frutos do mar, shows de fado e apresentação de grupos folclóricos, além de vinho e, claro, cerveja.
No pavilhão onde acontece a festa, a reprodução de uma "tasca" (taberna portuguesa) oferece pratos típicos, como caldo verde e bolinhos de bacalhau.
Cerveja também é o tema da Fenachopp, em Joinville. No concurso Choppemdúzia ganha quem beber 12 copos no menor tempo. A novidade é a maratona do barril. Os participantes correrão com barril de 23 quilos.