• Matéria: História
  • Autor: flaviohello23
  • Perguntado 6 anos atrás

“A plebe [...] podia dar-se quase por desaparecida, [pressionada] economicamente pela concorrência do escravo. [...] Também o Senado perdera muito do seu tradicional prestígio. A maior parte das grandes famílias, dos tempos da República, tinha desaparecido, seja por efeito das guerras civis, das proscrições ou por decadência natural.” PINTO, Edith Pimentel. Ovídio e a época de Augusto. Revista de História, v. 1, n. 4, 1950, p. 462. Adaptada. Duas mudanças percebidas com a instauração do Império em Roma foram o/a A substituição do trabalho livre pelo trabalho escravo e o enfraquecimento do Senado. B substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre e a eliminação do Senado. C formalização do trabalho livre e o fortalecimento do Senado. D surgimento do trabalho escravo e a fundação do Senado.​


menegattiolivei: C.
flaviohello23: vlw

Respostas

respondido por: claratmc3
3

Resposta:

Letra C

Explicação:

Como no comentário da dúvida

respondido por: gabrielbiondi0707
2

Resposta:  C) formalização do trabalho livre e o fortalecimento do Senado.

Explicação:

O senado romano foi uma forma de organizar e dirigir a sociedade, presente tanto na monarquia, como na república e no império romanos, embora com mais poderes e destaques durante o período republicano. Configurava-se como uma assembleia política, que, em seus primeiros tempos, durante a monarquia, era formada somente por patrícios e tinha como principal função à época a escolha, após a morte de um monarca, de um novo rei.

No entanto foi durante a república que o senado ganhou protagonismo em Roma. O cargo no senado era vitalício e destinava-se ao controle da sociedade e à formulação de leis. Neste período a sociedade romana era dividida entre patrícios, os nobres proprietários de grandes terras, os clientes, servidores com certa proteção por parte dos nobres, e os plebeus, massa composta por toda a população restante.

Espero ter ajudado <3

Perguntas similares