Respostas
Resposta:
Montesquieu propôs a divisão dos três poderes em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.
O Poder Executivo tem a função de governar o povo e administrar os interesses públicos, de acordo com as leis previstas na Constituição Federal.
Entre as funções elementares do poder legislativo está a de fiscalizar o poder executivo, votar leis relativas aos orçamentos e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da República ou os próprios membros da assembleia.
A principal função do Poder Judiciário é defender os direitos de cada cidadão, promovendo a justiça e resolvendo os prováveis conflitos que possam surgir na sociedade, através da investigação, apuração, julgamento e punição.
Explicação:
A tripartição dos poderes tinha como objetivo um poder não sobrepor o outro, dessa forma, nenhum poder se contemplaria e um verificava as atitudes do outro para ver a Constituição sendo cumprida.
No contexto histórico temos como principal idealizador da tripartição do poder o Barão de Montesquieu, ativista iluminista. Ele defendia o interesse humano diante a coletividade.
O Barão de Montesquieu junto com outros iluministas de sua época, Voltaire e Rousseau, defendiam assiduamente novos ideais político e o fim do governo absolutista.
Compactuava com os ideais liberalistas, onde pudesse existir leias que regem as ações do estado perante nós e nossas ações. Segundo ele, um poder despótico ( aquele concentrado absolutamente na mão de uma tirano) era um absurdo e um desrespeito com as direitos e deveres do cidadão.
Para mais informações, acesse:
Função dos Três Poderes: https://brainly.com.br/tarefa/24859937