O que é hematose? Onde ela ocorre?
6 — Quais são os movimentos respiratórios?
7 — Os pulmões são órgãos esponjosos, formados por milhões de alvéolos pulmonares, que são os lo-
cais onde ocorre o processo de hematose. Esse órgão é revestido por uma membrana que recebe
o nome de:
a) diafragma.
b) pericárdio.
c) peritônio.
d) pleura.
8 — Durante a respiração, quando o diafragma se contrai e desce, o volume da caixa torácica aumenta,
por conseguinte a pressão intrapulmonar:
a) diminui e facilita a entrada de ar.
b) aumenta e facilita a entrada de ar.
c) diminui e dificulta a entrada de ar.
d) aumenta e dificulta a entrada de ar.
Respostas
Resposta:
A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado. A hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico.
6. Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação.
7. No momento da inspiração, ocorre a contração dos músculos intercostais e do diafragma, ocasionando o aumento da caixa torácica e uma diminuição da pressão interna. Os pulmões são órgãos esponjosos, formados por milhões de alvéolos pulmonares, que são os locais onde ocorre o processo de hematose.
letra (A)
8.Durante a respiração, quando o diafragma se contrai e desce, o volume da caixa torácica aumenta, por conseguinte a pressão intrapulmonar.
letra (A)