Respostas
O império Etíope, liderado pelo governante Menelik II, empreendeu ações de defesa contra ocupações inglesas, italianas e francesas na região. Reunindo cerca de 70 mil pessoas em um exercito em 1886, Menelik II venceu os conflitos com as forças imperialistas e legitimou a independência dos etíopes em relação as potencias estrangeiras.
No século XIX, o povo nadi ocupava a região onde hoje é o Quênia. No período imperialista, sob a dominação inglesa na região, os nandi se organizaram em exércitos armados para lutar contra a construção de uma ferroviária em suas terras. Ao longo de sete anos eles se mobilizaram contra as forças inglesa. Porém, em 1905, o líder nandi foi morto e o movimento de resistência enfraquecido.
Outro povo que realizou movimentos de resistência foram os zulus, que lutaram contra a dominação inglesa, após a invasão de seu território. Em 1817, os zulus saíram vitoriosos de uma grande batalha que ficou conhecida como Issandawana. No ano seguinte, porém, os zulus acabaram derrotados pelos ingleses.